A (DES) MOTIVAÇÃO PARA A PRODUÇÃO ESCRITA NA ESCOLA
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é compreender em que medida as aulas de Língua Portuguesa contribuem para a motivação de alunos do Ensino Fundamental II para a produção escrita. Embasamo-nos na Teoria da Autodeterminação que configura caminhos significativos para a compreensão da motivação para a aprendizagem e o desenvolvimento acadêmico saudável. É uma pesquisa de abordagem etnográfica, qualitativa, aplicada com alunos de uma escola pública do município de XXXXX, que utilizou como instrumentos de análise a observação participante e a entrevista semiestruturada. Constatamos que a escolha dos gêneros textuais produzidos na escola, a metodologia do professor, a devolutiva que este dá ao aluno por meio das correções e o objetivo da produção escrita são os fatores que mais contribuem para a (des)motivação dos estudantes. Esses resultados reforçam a importância de se considerar a dimensão afetiva no processo de escrita do aluno, além de outras que se explora de forma habitual, como a dimensão linguística.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3769
Palavras-chave
Referências
AZEVEDO, C. Escrevendo e falando na sala de aula. In: J. W. GERALDI; B. CITELLI (Coord.). Aprender e ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez, 1997. p. 25-47.
BZUNECK, J. A. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. In: E. BORUCHOVITCH; J. A. BZUNECK (Orgs.). A motivação do aluno: contribuições da Psicologia Contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2009. p.9-36.
BZUNECK, J. Como motivar os alunos: sugestões práticas. In: E. BORUCHOVITCH; J. A. BZUNECK; S. E. R.GUIMARÃES. Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p.13-42.
BZUNECK, J.; GUIMARÃES, S. E. R. A promoção da autonomia como estratégia motivacional na escola: uma análise teórica e empírica. In: E. BORUCHOVITCH; J.A. BZUNECK; S.E.R. GUIMARÃES. Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 41-70.
COSTA, E. R.; BORUCHOVITCH, E. Motivação e escrita: algumas contribuições para a prática pedagógica. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A.; GUIMARÃES, S. E. R. Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 193-208.
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
GARCIA, A.L.M. Produção de textos na escola: perspectivas teórico-metodológicas, tendências e desafios. CENPEC: São Paulo, 2010. Disponível em:. Acesso em: 10 nov. 2016.
GUIMARÃES, S. E. R. Motivação intrínseca, extrínseca e o uso de recompensas em sala de aula. In: E, BORUCHOVITCH; J. A. BZUNECK (Orgs.). A motivação do aluno: contribuições da Psicologia Contemporânea. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. p 58-77.
PASSARELLI, L. Ensinando a escrita: o processual e o lúdico. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2004.
PASSARELLI, L. Ensino e correção na produção de textos escolares. São Paulo: Telos, 2012.
ZAMBON, F. B. A qualidade motivacional e a produção de textos na escola. Londrina, Paraná. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015. p. 139.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.