A LITERATURA INGLESA: A QUESTÃO DE GÊNERO E ENSINO

Rosangela Nunes Lima, Adriana Nunes Souza

Resumo


O presente trabalho relata a experiência de ensino em sala de aula de literatura inglesa no ensino superior público em Arapiraca, Alagoas, ao proporcionar aos discentes a oportunidade de debater a questão de gênero e sua definição a partir do pensamento sociológico de Ellis (2005), alinhando a discussão aos estudos sobre a escrita de autoria feminina e o pensamento feminista, bem como às questões relacionadas, como história, memória e ficção, e as especificidades do texto literário, a partir de Virginia Woolf. A partir de uma abordagem qualitativa, houve a utilização de um questionário de identificação dos discentes, entrevista em sala de aula e, após a leitura teórica (ELLIS, 2005; FLERAS & ELLIOTT, 2002), houve o uso de atividades e a apresentação de dois episódios de uma série de TV americana dos anos 1960 e a discussão sobre o tema. Os resultados apontaram para um entendimento mais crítico dos discentes sobre a situação de gênero a partir do pensamento sociológico e literário.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3777


Palavras-chave


Literatura inglesa. Gênero. Ensino superior.

Referências


ALENCAR, J. Senhora. São Paulo: Martin Claret, 2001.

ANDRÉ, M.E.D.A. Etnografia da prática escolar. 11ª ed. Campinas: Papirus, 2008.

ASSIS, M. Dom Casmurro. São Paulo: Martin Claret, 2003.

DE LA ROQUE, L. & HARRIS, L.A. The yellow wallpaper: gênero, criatividade, sanidade mental. In: O papel de parede amarelo e outros contos de Charlotte Perkins. COSER, Stelamaris (org.). Vitória: Edufes, 2006.

EAGLETON, T. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

ELLIS, D. Culture. In: Conflict resolution: an introductory text. 2005, Canada. Emond Montgomery Publications Limited, p.169-198.

ELLIS, D. Gender. In: Conflict resolution: an introductory text. 2005, Canada. Emond Montgomery Publications Limited, p.199-220.

FLERAS, A. & ELLIOTT, J. L. Engaging Diversity: multiculturalism in Canada. 2002, Canada: Nelson Thomson Learning, p.8-27.

I dream of Jeannie. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/I_Dream_of_Jeannie. Acesso em 03 de outubro de 2012.

JEANNIE é um gênio. Disco 1. Episódios 1-8. Sony Pictures Television. 1965 Renewal 1993. 1 cd. colorido.

JEANNIE é um gênio. Disco 4. Episódios 21-26. Sony Pictures Television. 1966 Renewal 1994. 1 cd. colorido.

JORDÃO, C.M. The don’t “do-it-yourself” of education: teaching and learning literature as production of collective knowledge. In: Ilha do Desterro, nº 37, Florianópolis, jul./dez. 1999, (p.049-059).

MENEZES, M.M.B. et.al. Letras no palco: a literatura socializada e a sensibilização. Congresso Nordestino de Extensão Universitária, v.1, p.1-567, 2009.

WHITE, H. Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. Tradução Alípio Correia de Franca Neto. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.