SAÚDE MENTAL, LEITURAS MULTIMODAIS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM
Resumo
Este trabalho se constitui a partir de uma proposta de aprendizagem com o apoio na narrativa seriada Sex Education da Netflix (2020), a fim de promover habilidades e competências prescritas pela Base Nacional Comum Curricular para estudantes do Ensino Médio. A pesquisa busca investigar como o ensino de língua portuguesa na interface com a educação em saúde favorece linguagens capazes de potencializar as aulas de língua materna. Como um dos resultados, sinaliza-se um roteiro com etapas que trazem norte para as ações e práticas de professores que almejam desenvolver temáticas sobre saúde mental em sala de aula. O uso da narrativa seriada se mostrou promissora para essa proposta, indicando leituras multimodais e análises de cenas que levam as/os estudantes a compreenderem concepções de saúde mental, estereótipos sociais e gênero, bem como a discutir temas emergentes do Século XXI.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3752
Palavras-chave
Referências
ALM, A. Piloting Netflix for Intra-Formal Language Learning. Research-publishing.net, Paper presented at the EUROCALL, 2019. doi:10.14705/rpnet.2019.38.979
BOER, R. A. (2016). A política de representação da "beleza" em "Delicada Atração" e "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho". In: LESNOVSKI, A.; WOSNIAK, C. (Org.). Olhares: audiovisualidades contemporâneas brasileiras. 1ed. São Paulo: Editora Triunfal, v. 1, 2016, p. 116-127. Disponível em https://campomourao.unespar.edu.br/editora/obras-publicadas/livro-olhares/livro-olhares-compressed.pdf/view
BOER, R. A. Amores Possíveis e Corpos Libertos: uma discussão de gênero e sexualidade no filme Amigas de Colégio. In: RIZZA, J. L.; MAGALHÃES, J. C.; RIBEIRO, P. R. C.; COSTA, A. L. C. (Org.). Tecituras sobre corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolar. 1ed.Rio Grande: FURG, 2019, p. 127-137. Disponível em http://repositorio.furg.br/handle/1/8069
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br
EPISÓDIO 6 (Temporada 2, ep. 6, 54 min.). (2020). Sex Education [Seriado]. Direção: Ben Taylor. Escrito por: Sophie Goodhart. Netflix.
HASHIM, A. M.; ARIS, S. R. A.; FOOK, C. Y. Promoting Empathy Using Design Thinking In ProjectBased Learning And As A Classroom Culture. Asian Journal of University Education, v. 15, 2019, p. 14-23. doi:10.24191/ajue.v15i3.7817
IMANISHI, H. A. A metáfora na teoria lacaniana: o estádio do espelho. Bol. psicol, São Paulo, v. 58, n. 129, 2008, p. 133-145. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432008000200002&lng=pt&nrm=iso
ILDEBRAND, I. S. Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa no Ensino Médio: uma proposta de ensino com foco na língua e cultura surda. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, UNISINOS, 2020. Disponível em http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9333
ILDEBRAND, I. S.; FRONZA, C. A.; LUIZ, S.W. Quando a língua portuguesa visita a Libras: explorando o design thinking e o contato entre línguas no Ensino Médio. Revista Linguagem & Ensino, v. 23, n. 4, 2020, p. 1162 – 1178. https://doi.org/10.15210/rle.v23i4.18563
ILDEBRAND, I. S.; ROSA, S. H. D. Virtual and augmented reality in the final process of literacy: problematizing readings, technologies and the humanities. Revista Educação e Tecnologia, n. 20, 2020, p. 65-79. Disponível em http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutec-ct/article/view/2650/1989
KLEIMAN, A. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo (UNISC. Online), v. 32, n. 53, 2007, p. 1-25. http://dx.doi.org/10.17058/signo.v32i53.242
KOCH, I. V. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2020. Disponível em https://www.editoracontexto.com.br/produto/a-inter-acao-pela-linguagem/1496599
KRESS, G; LEEUWEN, T. V. Reading Images. Londres: Routledge, 1996. Disponível em https://www.routledge.com/Reading-Images-The-Grammar-of-Visual-Design/Kress-Leeuwen/p/book/9780415672573
KRESS, G; LEEUWEN, T.V. Colour as a semiotic mode: notes for a grammar of colour. Visual Communication, v. 1, n. 3, 2002, p. 343-368. doi:10.1177/147035720200100306
LOPES, D. S.; FRANCO, L. S.; ALVES, L. R. G. Descomplicando o Vocabulário: Contribuições para o Diálogo Entre Educação e Saúde a partir da Série Sex Education. Anais do 4º Seminário de Tecnologias Aplicadas em Educação e Saúde. Salvador: Uneb, 2019, p. 63-71. Disponível em https://revistas.uneb.br/index.php/staes/article/view/8211
NOEL, L. Teaching and Learning Design Thinking through a Critical Lens at a Primary School in Rural Trinidad and Tobago. ProQuest LLC, Ph.D. Dissertation, North Carolina State University, 2018. Disponível em http://www.lib.ncsu.edu/resolver/1840.20/35744
ROJO, R. H. R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 11-31. Disponível em https://www.parabolaeditorial.com.br/multiletramentos-na-escola-86362856
SALCI, M. A. et al. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 22, n. 1, 2013, p. 224-230. https://doi.org/10.1590/S0104-07072013000100027
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.