SAÚDE MENTAL, LEITURAS MULTIMODAIS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM

Isaías dos Santos Ildebrand

Resumo


Este trabalho se constitui a partir de uma proposta de aprendizagem com o apoio na narrativa seriada Sex Education da Netflix (2020), a fim de promover habilidades e competências prescritas pela Base Nacional Comum Curricular para estudantes do Ensino Médio. A pesquisa busca investigar como o ensino de língua portuguesa na interface com a educação em saúde favorece linguagens capazes de potencializar as aulas de língua materna. Como um dos resultados, sinaliza-se um roteiro com etapas que trazem norte para as ações e práticas de professores que almejam desenvolver temáticas sobre saúde mental em sala de aula. O uso da narrativa seriada se mostrou promissora para essa proposta, indicando leituras multimodais e análises de cenas que levam as/os estudantes a compreenderem concepções de saúde mental, estereótipos sociais e gênero, bem como a discutir temas emergentes do Século XXI.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3752

 


Palavras-chave


Ensino. Língua e Saúde. Ensino Médio. Série de televisão Sex Education.

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