LABORATÓRIO DE LEITURA E ESCRITA: (MULTI)LETRAMENTOS NO CURSO DE QUÍMICA

Carlos Eduardo de Paula Santos, Maria José Nélo, Jesica Carvalho Sales

Resumo


Este artigo objetiva refletir sobre o ensino de leitura e escrita, compreendendo públicos específicos e contextos situados. Nesse sentido, tomamos como ponto de partida, para as reflexões aqui pretendidas, a disciplina de Leitura e Produção Textual, ministrada para estudantes de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Maranhão, durante o segundo semestre letivo do ano de 2020, na modalidade de Ensino Remota Emergencial. Por meio de um relato de experiência, busca-se (re)pensar como podem ser constituídas práxis interdisciplinares, em um ensino menos setorizado, inserindo o aluno em práticas acadêmicas (multi)letradas. No fio destas discussões, utilizamos o aporte teórico a pedagogia dos multiletramentos do Grupo de Nova Londres (2021); Kress e van Leeuwen (2006), Coscarelli (2002); Rojo e Moura (2012); Rojo (2009) e Street (2014) que discutem, sobre práticas sociais letradas, multimodalidades de linguagem e tecnologias aplicadas ao ensino. Os resultados apontam para um caminho repleto de possibilidades interdisciplinares, partindo do contexto acadêmico-social destes estudantes, para a produção do ensino de leitura e escrita significativo.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3803


Palavras-chave


Leitura e Produção Textual. Multiletramentos. Multimodalidades.

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