ADJETIVO, COMO ADJUNTO ADNOMINAL, EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS
Resumo
Este trabalho se propôs a analisar o tratamento dado ao adjunto adnominal, mais especificamente ao adjetivo exercendo tal função sintática, em um livro didático de Língua Portuguesa (LDP). O foco deste estudo foi verificar de que modo o livro didático aborda os adjuntos adnominais, sobretudo o adjetivo quando assume tal função sintática, buscando responder, assim, a tais perguntas: “Quais são os critérios usados pelo LDP ao abordar os adjuntos adnominais?”; “ Será que o livro didático também considera o adjetivo, em função de adjunto adnominal, um termo irrelevante para o sentido do enunciado?”; “O livro didático se pauta somente nas gramáticas tradicionais ou busca se fundamentar em discussões promovidas a partir de pesquisas linguísticas atuais?”; “Como o livro didático apresenta os exemplos de adjuntos adnominais, sobretudo de adjetivos exercendo tal função sintática?”; “As atividades propostas sobre esse termo sintático são meramente classificatórias ou se busca analisar e interpretar o funcionamento do adjetivo, em função de adjunto adnominal, no texto?”. Notou-se, com a análise, que o livro didático selecionado se limita, sobretudo, a aspectos formais para abordar o adjunto adnominal, não levando em conta fatores semânticos, pragmáticos e discursivos.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3847
Palavras-chave
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.