ADJETIVO, COMO ADJUNTO ADNOMINAL, EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS

Abraão Cleber Silva Nolasco

Resumo


Este trabalho se propôs a analisar o tratamento dado ao adjunto adnominal, mais especificamente ao adjetivo exercendo tal função sintática, em um livro didático de Língua Portuguesa (LDP). O foco deste estudo foi verificar de que modo o livro didático aborda os adjuntos adnominais, sobretudo o adjetivo quando assume tal função sintática, buscando responder, assim, a tais perguntas: “Quais são os critérios usados pelo LDP ao abordar os adjuntos adnominais?”; “ Será que o livro didático também considera o adjetivo, em função de adjunto adnominal, um termo irrelevante para o sentido do enunciado?”; “O livro didático se pauta somente nas gramáticas tradicionais ou busca se fundamentar em discussões promovidas a partir de pesquisas linguísticas atuais?”; “Como o livro didático apresenta os exemplos de adjuntos adnominais, sobretudo de adjetivos exercendo tal função sintática?”; “As atividades propostas sobre esse termo sintático são meramente classificatórias ou se busca analisar e interpretar o funcionamento do adjetivo, em função de adjunto adnominal, no texto?”. Notou-se, com a análise, que o livro didático selecionado se limita, sobretudo, a aspectos formais para abordar o adjunto adnominal, não levando em conta fatores semânticos, pragmáticos e discursivos.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3847


Palavras-chave


Linguística, Ensino de Gramática

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