O LETRAMENTO LITERÁRIO NA PRÁTICA DOCENTE
Resumo
O presente artigo objetiva discutir o letramento literário, através da identificação com a leitura pelos alunos. Dessa forma, os educandos poderão desenvolver o gosto pela literatura e desenvolver o seu senso crítico a partir dela. Nesse estudo, apresentamos a fundamentação teórica dessa prática de letramento literário. Para embasar a discussão, usamos como aporte teórico Cosson (2016), Freire, (1996), Kleiman (1995), Antunes (2003), Soares (2003; 2004; 2006), estudiosos que desenvolveram pesquisas sobre letramentos e dessa forma, contribuíram ferrenhamente para os estudos nessa área. Concluímos que o letramento literário desenvolve um papel fundamental na formação de alunos/leitores, e nos mostra uma possibilidade de estratégia metodológica no ensino de literatura.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3852
Palavras-chave
Referências
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CAFIERO, Delaine. Leitura como processo: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. 68 p. - (Coleção Alfabetização e Letramento).
CANDIDO, Antônio. Literatura e Sociedade. 9.ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2. ed., 6ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2016.
DALVI, M. A. Literatura na escola: propostas didático-metodológicas. In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L. de; JOVER-FALEIROS, Rita. Leitura de literatura na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2013.
FAULSTICH, E. L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
FIGUEIREDO, Olívia. Didática do Português Língua Materna: dos programas de ensino às teorias, das teorias às práticas. Porto, Portugal: Asas, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
GIRON, Luís Antônio. Elas não são idiotas. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT479197-1666-1,00.html. Acesso em: 16 de março de 2021.
KLEIMAN, ANGELA B. (orgs.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social a escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995,
LOURENÇO, D. S. Adolescentes leem, sim: a circulação da literatura estrangeira na escola. In: COLÓQUIO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS UNESP, II., 2010, Assis. Anais... Assis: UNESP, 2010. p. 372-383.
NOGUEIRA Simone Vinhork; SILVA, Ariceneide Oliveira da. Leitura e escrita: uma experiência através do PIBID. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso – Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2018.
ROCHA, Helenice. A escrita como condição para o ensino e a aprendizagem de história. Revista Brasileira de História, 2010, vol. 30 n. 60, p. 121-142.
SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF. São Paulo: Global, 2003.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2º. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy A.M.; BRANDÃO, Heliana M.B.; MACHADO, Maria Z. V. (ORG.) Escolarização da leitura literária. 2º. ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
SOUZA, Danilo Fernandes Sampaio de. A influência da literatura de massa na formação do leitor adolescente. In: Anais do III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, 2012, Porto Alegre. III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, 2012.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
UGÁ, Rodrigo P. Cinco respostas sobre o uso de best-sellers em sala de aula. Revista Nova Escola, 27 fev. 2012.
ZILBERMAN, Regina. Teoria da literatura I. Curitiba: IESDE, 2009.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.