A SEQUÊNCIA TEXTUAL ARGUMENTATIVA E A RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA EM TEXTOS DO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM DE ESTUDANTES DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Flávia Cristina Candido de Oliveira, Danielle Bezerra da Ponte, José Lourenço da Silva Neto, Rebeca Ávila Pimentel

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo investigar os aspectos da estrutura composicional textual/discursiva presentes no estilo do gênero redação do Enem em produções textuais de 1º ano do Ensino Médio. Tomamos por base o protótipo da sequência textual argumentativa e a responsabilidade enunciativa em Adam (1992; 2008; 2019). A pesquisa é classificada como descritiva e quali-quatitativa, pois analisamos a presença de dados específicos da análise textual e a recorrência da responsabilidade enunciativa em um corpus de doze (12) redações de alunos do 1º ano do Ensino Médio. Constatamos, por meio dos dados recolhidos e investigados, que, na prosa escolar analisada, há a estrutura do protótipo da sequência argumentativa e do plano de texto, conforme o estilo redação do Enem, e também a recorrência de algumas categorias da responsabilidade enunciativa, predominantemente, com o ponto de vista anônimo.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3867


Palavras-chave


Sequência textual. Responsabilidade enunciativa. Argumentação

Referências


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