GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA PANDEMIA
Resumo
No ano de 2020, além dos desafios tradicionais com os quais o professor precisa lidar diariamente, surgiu a necessidade do ensino remoto em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Essa modalidade de ensino manifestou-se de modo emergencial nas redes de ensino, para que, assim, os educandos não perdessem o vínculo com a escola durante o período de isolamento social, o qual se apresentou como o único meio de combater a proliferação da covid-19. Dessa maneira, os professores precisaram replanejar suas estratégias didáticas considerando, ainda, a disponibilidade de acesso à internet por parte dos alunos para a realização das atividades propostas. Nesse cenário, este trabalho visa a refletir, por meio de pesquisa bibliográfica, perspectivas sobre o ensino de Língua Portuguesa e, também, a apresentar atividades desenvolvidas na disciplina de Português durante o período de ensino remoto, em uma escola da rede municipal de Canguçu – Rio Grande do Sul. Desse modo, através do desempenho dos alunos na realização das atividades, notamos que as competências comunicativo-discursivas dos alunos foram desenvolvidas com sucesso, visto que os alunos fizeram a utilização de elementos linguísticos de acordo com o gênero proposto e compreenderam as características e os elementos necessários à construção do texto. Além disso, acreditamos que a prática da reescrita contribuiu para o uso da norma padrão, visto que no decorrer do ano diminuiu a quantidade de desvios presentes nas produções dos alunos.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3868
Palavras-chave
Referências
ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ANTUNES, I. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
BAGNO, M. Gramática, passado, presente e futuro. Paraná: Aymará, 2009.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução por PEREIRA, M. E. G. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
CINTRA, A. M. Leitura na escola: uma experiência, algumas reflexões. In: ELIAS, V. M. (org.) Ensino da língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo: Contexto, 2011.
COELHO, F. A.; PALOMANES, R. Ensino de produção textual. São Paulo: Contexto, 2016.
FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.
GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
MARCUSCHI, L. A; KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
MARCUSCHI, L. A Compreensão de texto: algumas reflexões. In: DIONISIO, A. P.; BEZERRA, M. A. O livro didático de Português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
MARQUESI, S. C. Escrita e reescrita de textos no ensino médio. In: ELIAS, V. Ensino da língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo: Contexto, 2011.
OLIVEIRA, L. A. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 2001.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.