GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA PANDEMIA

Camila Martins Vellar, Paula Fernanda Eick Cardoso

Resumo


No ano de 2020, além dos desafios tradicionais com os quais o professor precisa lidar diariamente, surgiu a necessidade do ensino remoto em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Essa modalidade de ensino manifestou-se de modo emergencial nas redes de ensino, para que, assim, os educandos não perdessem o vínculo com a escola durante o período de isolamento social, o qual se apresentou como o único meio de combater a proliferação da covid-19. Dessa maneira, os professores precisaram replanejar suas estratégias didáticas considerando, ainda, a disponibilidade de acesso à internet por parte dos alunos para a realização das atividades propostas. Nesse cenário, este trabalho visa a refletir, por meio de pesquisa bibliográfica, perspectivas sobre o ensino de Língua Portuguesa e, também, a apresentar atividades desenvolvidas na disciplina de Português durante o período de ensino remoto, em uma escola da rede municipal de Canguçu – Rio Grande do Sul. Desse modo, através do desempenho dos alunos na realização das atividades, notamos que as competências comunicativo-discursivas dos alunos foram desenvolvidas com sucesso, visto que os alunos fizeram a utilização de elementos linguísticos de acordo com o gênero proposto e compreenderam as características e os elementos necessários à construção do texto. Além disso, acreditamos que a prática da reescrita contribuiu para o uso da norma padrão, visto que no decorrer do ano diminuiu a quantidade de desvios  presentes nas produções dos alunos.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3868


Palavras-chave


Gêneros Textuais. Ensino Remoto. Língua Portuguesa.

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