MÁRCIA KAMBEBA E A POESIA INDÍGENA NA ESCOLA

Moama Lorena de Lacerda Marques, Vaneide Maria Luna de Lima

Resumo


Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da poesia indígena de autoria feminina em sala de aula, destacando sua contribuição para a formação literária, humanizadora e cidadã de leitores (as) em turmas do Ensino Médio. Para tal proposta, tendo como recorte metodológico a sequência didática básica proposta por Rildo Cosson (2009), apresentamos atividades de leitura e interpretação de três poemas de Márcia Kambeba: Amazonidas, Os filhos das águas dos Solimões e Ay kakyri tama: Eu moro na cidade, fazendo os (as) alunos (as) observarem a qualidade estética e as particularidades identitárias dessa produção. Por fim, como fundamentação teórica, utilizamos estudos de autores como Cosson (2009), Calixto (2019), Graúna (2013), Kambeba (2018, 2020), entre outros.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3878


Palavras-chave


Márcia Kambeba; Poesia; Autoria indígena; Sequência Básica.

Referências


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