LEITURAS DIALÓGICAS DE ANIMAÇÕES: LETRAMENTO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Ewerton Lucas de Mélo Marques, Manassés Morais Xavier

Resumo


O ensino de Língua Portuguesa, em seus contextos teóricos e metodológicos, se configura como uma prática social de incentivo à leitura e ao letramento. A leitura na perspectiva dialógica é uma prática que estimula o conhecimento de gêneros discursivos diversos. Este trabalho parte do problema de pesquisa: Como a prática de leitura de animações, numa perspectiva dialógica, pode contribuir para o letramento e desenvolvimento do senso crítico-reflexivo dos alunos nas aulas de LP? Para responder à questão de pesquisa, tem-se como objetivo geral: compreender o ensino de leitura em perspectiva dialógico-discursiva como recurso didático-pedagógico incentivador para o letramento e o estímulo da criticidade dos alunos sobre temas sociais diversos. Os objetivos específicos são: (1) apresentar aspectos da leitura dialógica; e (2) descrever as possibilidades do uso do gênero do discurso animação para aulas de leitura no componente curricular de LP. Metodologicamente, este trabalho é uma pesquisa-ação, situado no paradigma de base qualitativa, de natureza interpretativista. As bases teóricas que fundamentam essa pesquisa são a Teoria Dialógica da Linhagem e a Linguística Aplicada. Os resultados mostram que leitura de textos/animações que tematizam críticas sociais e educativas são recursos didático-pedagógicos que estimulam à reflexão dos discentes, o letramento e o posicionamento crítico.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3889


Palavras-chave


Ensino de leitura. Leitura dialógica. Gêneros discursivos. Letramento. Ensino.

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