A MONITORIA DOCENTE EM TEMPOS PANDÊMICOS

Larisse Carvalho de Oliveira, Beatriz da Silva Lustosa, Pedro Henrique Alves do Nascimento

Resumo


A pandemia instalada pelo COVID-19 trouxe mudanças no status quo da educação mundial. Como o ensino remoto emergencial (ERE)tornou-se a realidade de alunos e professores, objetivamos tratar, nesse estudo, sobre letramentos digitais e sua utilização no ensino remoto, em tempos pandêmicos, pela monitoria de um componente curricular do curso de língua inglesa da Universidade Regional do Cariri. Como base teórica, apoiamo-nos em autores como Coscarelli; Ribeiro (2005), Moreira (2012) e Jenkins (2009). Apresentamos definições acerca do assunto, corroborando com o propósito definido no trabalho, além de mantermos contato com estudos voltados ao trabalho com o ERE (MOTA; WATANABE, 2021; ALI, 2020; MARQUES, 2020; AUTOR; SOARES, 2020). Primeiramente, aplicamos um questionário, de dez perguntas, a 18 estudantes que participaram de um grupo fechado na rede social Facebook, no qual era mantido o trabalho da monitoria. Os dados foram analisados a fim de constatar como as atividades contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem e como colaboraram para o desenvolvimento das habilidades linguísticas dentro da disciplina. A partir dessas respostas, pudemos ter noção sobre a importância que a monitoria teve, no contexto pandêmico e como os alunos acessaram as atividades assincronamente.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3890

 


Palavras-chave


Monitoria docente. Ensino de língua inglesa. Ensino remoto.

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Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.