HIPERMÍDIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Vanilda Aparecida Belizário, Teciene Cássia de Souza, Taisa Rita Ragi

Resumo


O conceito de hipermídia está diretamente relacionado à concepção de hipertexto e de multimídias. Nesse viés, considerando o contexto educacional contemporâneo, é possível compreender que tal conceito se faz presente na sala de aula, visto que as aulas buscam realizar ensinamentos multiletrados que mesclam o conteúdo programático formal com o cotidiano dos alunos.  O presente estudo tem por objetivo apresentar, de maneira reflexiva, os mecanismos hipermidiáticos e suas contribuições para a formação inicial e continuada de professores. Para tal, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico para levantamento de hipóteses e para fundamentação dos dados, apoiada em autores como Santaella (2008); Freire (1967; 1996); Fischmann (2000); Lemke (2010); Lemos (2003); Busarello, Bieging e Ulbricht (2015); Rojo (2012; 2019); Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020). Como resultado, esperamos comprovar que a hipermídia se faz presente no campo educacional, tanto no viés dos alunos como no dos professores e, mais especificamente, como ela contribui para a formação de professores de Língua Portuguesa, uma vez que esses profissionais se encontram inseridos nas diferentes esferas sociais e, consequentemente, trazem para o contexto escolar, as inovações vivenciadas, por meio de implementação de novas ferramentas pedagógicas.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3894



Palavras-chave


Hipermídias. Formação de professores. Língua Portuguesa.

Referências


ARAÚJO E SILVA, Maria Aparecida. Hipertextualidade como condição cognitiva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha. Estratégias comunicativas interacionais nas organizações contemporâneas. In: KUNSCH, M. M.K. Handbook de Comunicação Organizacional. São Paulo, 2007.

BELIZÁRIO, Vanilda Aparecida; FERREIRA, Helena Maria; COSTA, Márcia Carla Pereira. Multiletramentos: possibilidades para a qualificação da profissionalidade docente. in: ELIEZER, C. R.; BORGES, R. M.; ARCAS, P. H. (org.). Educação em questão: tendências, estratégias e resistências. Santo Ângelo : Metrics, 2021. P, 227-242.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: MEC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 19 set. 2021.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. New York: Routledge, 2000.

DIAS, Reinildes. WebQuests: Tecnologias, multiletramentos e a formação do professor de inglês para a era do ciberespaço. Revista brasileira de linguística aplicada, v. 12, n. 4, 2012.

FERREIRA, Helena Maria; MELO, Guilherme; RAGI, Taísa Rita. O DESIGN DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS: IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS. Revista Signos, Lajeado, v. 2, n. 41, p. 190-208, jun. 2020. Disponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2586. Acesso em: 27 set. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

KALANTZIS, Mary. COPE, Bill. PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Campinas: Editora UNICAMP, 2020.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO A.P. MACHADO A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. p.19.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

SANTAELLA, Lucia. Das culturas das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Revista FAMECOS, nº 22, p. 23032. Porto Alegre: RS, 2003.

SANTAELLA, Lucia. Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia. Bakhtiniana, São Paulo, v. 2, n. 9, p. 206-216, dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bak/a/Z96vv4RWJy4Qb8hghKmtvCL/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 12 set. 2021.

SÉ, E. V. G. Tecnologia: manuais de aparelhos devem ter linguagem multimodal. Portal Vya Estelar, 2008. Disponível em: https://vyaestelar.com.br/tecnologia-manuais-de-aparelhos-devem-ter-linguagem-multimodal/#:~:text=Tecnologia%3A%20manuais%20de%20aparelhos%20devem%20ter%20linguagem%20multimodal,-Elisandra%20Vilella%20G&text=Diversos%20tipos%20de%20textos%20circulam,esses%20s%C3%A3o%20suscept%C3%ADveis%20a%20modifica%C3%A7%C3%B5es., acesso em: 09 out. 2021


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.