(RE) DESCOBRINDO AS POSSIBILIDADES DE LEITURA NO ENSINO DA LITERATURA

Islane Rafaelle Rodrigues França, Fransuelly Raimundo Rêgo

Resumo


Ao considerarmos as desafiadoras implicações à formação dos sujeitos leitores promovidas pelo emprego de práticas docentes que, no trabalho com a literatura, se associam a uma perspectiva marcadamente conteudista, o presente artigo tem como objetivo refletir acerca das possíveis contribuições oriundas de um ensino pautado em uma perspectiva dialógica e, ainda, apresentar uma proposta de trabalho com uma turma do ensino fundamental em uma situação de leitura em que se emprega o gênero poesia e elementos como a mediação (GERALDI, 2013) e a vocalização (OLIVEIRA, 2010) do texto literário. Para tal, ao tratarmos da perspectiva dialógica, nos fundamentamos nos escritos de Bakhtin (2003, 2011, 2018) e Medviédev (2012); já no que tange o trabalho com a literatura em sala de aula e suas particularidades, dentre outros autores, nos apoiamos em Paulino e Cosson (2009), Cosson (2016), Culler (1999) e Pareyson (1989). Assim, ao nos debruçarmos sob a proposta e as reflexões destacadas, construimos caminhos/encaminhamentos práticos que podem servir de base para a realização de um ensino de literatura na escola em que as vozes dos sujeitos-leitores no diálogo com as vozes presentes nos textos se façam ouvidas.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3896


Palavras-chave


Literatura; Leitor; Mediação; Vocalização; Diálogo.

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