(RE) DESCOBRINDO AS POSSIBILIDADES DE LEITURA NO ENSINO DA LITERATURA
Resumo
Ao considerarmos as desafiadoras implicações à formação dos sujeitos leitores promovidas pelo emprego de práticas docentes que, no trabalho com a literatura, se associam a uma perspectiva marcadamente conteudista, o presente artigo tem como objetivo refletir acerca das possíveis contribuições oriundas de um ensino pautado em uma perspectiva dialógica e, ainda, apresentar uma proposta de trabalho com uma turma do ensino fundamental em uma situação de leitura em que se emprega o gênero poesia e elementos como a mediação (GERALDI, 2013) e a vocalização (OLIVEIRA, 2010) do texto literário. Para tal, ao tratarmos da perspectiva dialógica, nos fundamentamos nos escritos de Bakhtin (2003, 2011, 2018) e Medviédev (2012); já no que tange o trabalho com a literatura em sala de aula e suas particularidades, dentre outros autores, nos apoiamos em Paulino e Cosson (2009), Cosson (2016), Culler (1999) e Pareyson (1989). Assim, ao nos debruçarmos sob a proposta e as reflexões destacadas, construimos caminhos/encaminhamentos práticos que podem servir de base para a realização de um ensino de literatura na escola em que as vozes dos sujeitos-leitores no diálogo com as vozes presentes nos textos se façam ouvidas.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3896
Palavras-chave
Referências
BARBOSA, Juliana Bertucci e BARBOSA, Marinalva Vieira. Leitura e mediação: reflexões sobre a formação do professor. Campinas: SP, Mercado de Letras, 2013.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostóievski. 5. ed. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.
BENEVIDES, Araceli Sobreira. A leitura como prática dialógica. In: ZOZZOLI, Rita Maria Diniz e OLIVEIRA, Maria Bernadete de (Orgs.). Leitura, escrita e ensino.
Maceió: EDUFAL, 2008.
CÂNDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: . Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1988.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo:Contexto, 2016.
CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. São Paulo: Becca, 1999.
DIAS, Janainna Alves de Freitas Rocha; MENEZES,Tadna Simone Azevedo Ralile. Reflexões sobre o ensino da literatura na sala de aula: entraves e possibilidades XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2014.
Disponível em: http://www.filologia.org.br/xviii_cnlf/cnlf/06/007.pdf. Acesso em junho de 2018.
GERALDI, João Wanderley. Leitura e mediação. In: BARBOSA, Juliana Bertucci e BARBOSA, Marinalva Vieira. Leitura e mediação: reflexões sobre a formação do professor. Campinas: SP, Mercado de Letras, 2013.
JOUVE, Vicent. A leitura. São Paulo: Editora da Unesp, 2002.
MORIN, Edgar. Os desafios. In: . A Cabeça Bem-Feita: Repensar a reforma, reformar o pensamento. 11. ed. Trad. Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
OLIVEIRA, Eliana Kefalás. Leitura, voz e performance no ensino de literatura.
Signotica (UFG), v. 22, p.277-307, 2010.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina. ROSING, Tania M. K. (Ogs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2016.
RANGEL, Jurema Nogueira Mendes. Leitura na escola: espaço para gostar de ler. Porto Alegre: Mediação, 2009.
TINOCO, Robson Coelho. Percepção do mundo na sala de aula: leitura e literatura. In: DAVI, M. et. al. (orgs.) Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.