LINGUÍSTICA TEXTUAL E ENSINO DE LP: REFERENCIAÇÃO EM TEXTOS MULTIMODAIS

Aline Gabrielle Correia da Costa, Gabriella Marques Siquara Silva, Isabela Vieira Lima

Resumo


O presente artigo é fruto de um estudo conjunto na seara da Linguística Textual (LT) aliada ao ensino de Língua Portuguesa (LP) e tem por objetivo empreender um estudo teórico e analítico dos processos de referenciação em textos multissemióticos (tira de humor e charge) presentes em materiais didáticos, sob a luz de teorias que versam sobre o fenômeno da referenciação e da multimodalidade. Devido à importância do estudo de gêneros multimodais como a tirinha e a charge no ensino, o trabalho busca ressaltar a importância da referenciação, tanto a expressa na dimensão verbal quanto na dimensão visual, averiguando a abordagem dada ao estudo desses textos em materiais didáticos de ensino básico voltados ao trabalho de leitura e análise linguística. Os resultados da análise sinalizam para a importância dos processos referenciais, principalmente os da dimensão multissemiótica em ambos os gêneros, pois tais fenômenos propiciam que o leitor recupere e assimile informações de suma importância para a compreensão dos discursos argumentativos que podem estar implícitos dentro dos textos.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3908


Palavras-chave


Linguística Textual. Referenciação. Multimodalidade. Ensino.

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