LINGUÍSTICA TEXTUAL E ENSINO DE LP: REFERENCIAÇÃO EM TEXTOS MULTIMODAIS
Resumo
O presente artigo é fruto de um estudo conjunto na seara da Linguística Textual (LT) aliada ao ensino de Língua Portuguesa (LP) e tem por objetivo empreender um estudo teórico e analítico dos processos de referenciação em textos multissemióticos (tira de humor e charge) presentes em materiais didáticos, sob a luz de teorias que versam sobre o fenômeno da referenciação e da multimodalidade. Devido à importância do estudo de gêneros multimodais como a tirinha e a charge no ensino, o trabalho busca ressaltar a importância da referenciação, tanto a expressa na dimensão verbal quanto na dimensão visual, averiguando a abordagem dada ao estudo desses textos em materiais didáticos de ensino básico voltados ao trabalho de leitura e análise linguística. Os resultados da análise sinalizam para a importância dos processos referenciais, principalmente os da dimensão multissemiótica em ambos os gêneros, pois tais fenômenos propiciam que o leitor recupere e assimile informações de suma importância para a compreensão dos discursos argumentativos que podem estar implícitos dentro dos textos.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3908
Palavras-chave
Referências
ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola. 2005.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa, terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília, 1997, p. 54.
CAVALCANTE, M. M.; CUSTÓDIO FILHO, V.; BRITO, M. A. P. Coerência, referenciação e ensino. São Paulo: Cortez, 2014.
DELL’ISOLA, Regina L.P. Linguística textual e gêneros dos textos. In: CAPRISTANO, R.; LINS, M..; ELIAS, V (Org.) Linguística Textual: Diálogos Interdisciplinares. São Paulo: Labrador. 2017, p. 339-361.
KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à Linguística Textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
MOUCO, M. A. T; GREGÓRIO, M. R. Leitura, análise e interpretação de charges com fundamentos na teoria semiótica. Paraná, 2007. Disponível em: . Acesso em 27 de agosto de 2020.
NEVES, Maria Helena de Moura. Referenciar ou a criação da rede referencial na linguagem. In: Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2006, p. 75-150.
OLIVEIRA, Tania A. Tecendo linguagens: Língua Portuguesa - 9° ano. Org: OLIVEIRA, Tania A.; ARAÚJO, Lucy A. M. 5. ed. Barueri: IBEP, 2018.
RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.
RESENDE, Tainara S.; FERREIRA, Helena M. O processo de referenciação em tiras de humor: uma análise para além do linguístico. Interdisciplinar, São Cristóvão, v. 27, 2017, p. 95-106.
ROJO, R.; BARBOSA, J.P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
ROMUALDO, E.C. Charge jornalística - intertextualidade e polifonia: um estudo de charges da Folha de São Paulo. Maringá: Eduem, 2000.
SILVA, Carla L. O trabalho com charges na sala de aula. Pelotas, RGS: UFRGS, 2004.
VARGAS, S. L.; MAGALHÃES, L.M. O Gênero Tirinhas: uma proposta de sequência didática. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 119-143, mar/ago, 2011.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.