A poesia de Augusto dos Anjos: do cânone literário ao livro didático
Resumo
A poesia de Augusto dos Anjos é uma das mais complexas e instigantes da língua portuguesa, porém o cânone literário tem privilegiado as composições do Eu em detrimento dos poemas escritos durante a fase considerada imatura do poeta e publicados em coletâneas após a sua morte. Com o intuito de trilhar um diálogo entre a teoria e o ensino, este trabalho expõe os resultados de uma pesquisa que investigou o tipo de abordagem que os autores dos livros didáticos fazem da poesia de Augusto dos Anjos. Nesta perspectiva, avaliamos um corpus composto por onze livros didáticos de língua portuguesa (literatura), referentes ao 3º ano do ensino médio, contidos no catálogo do PNLEM 2009 para as escolas públicas brasileiras.
PALAVRAS-CHAVE: Augusto dos Anjos. Cânone literário. Ensino de literatura. Livro didático
Abstract
The Augusto dos Anjos’ poetry is one of the most complex and exciting of Portuguese language, but the literary canon has favored the compositions of Eu at the expense of poems written during the poet's phase considered immature and published in collections after his death. In order to make a link between theory and teaching, this work presents the results of a research that studied the kind of approach that the authors of the textbooks make from Augusto dos Anjos' poetry. In this perspective, we evaluate a corpus composed for eleven Portuguese language textbooks (literature), relating to the 3rd year of high school, included in catalog of PNLEM 2009 to the Brazilian public schools.
KEYWORDS: Augusto dos Anjos. Literary canon. Literature teaching. Textbook
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v3i1.644
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Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.