A poesia de Augusto dos Anjos: do cânone literário ao livro didático

Verucci Domingos de Almeida (UEPB)

Resumo


A poesia de Augusto dos Anjos é uma das mais complexas e instigantes da língua portuguesa, porém o cânone literário tem privilegiado as composições do Eu em detrimento dos poemas escritos durante a fase considerada imatura do poeta e publicados em coletâneas após a sua morte. Com o intuito de trilhar um diálogo entre a teoria e o ensino, este trabalho expõe os resultados de uma pesquisa que investigou o tipo de abordagem que os autores dos livros didáticos fazem da poesia de Augusto dos Anjos. Nesta perspectiva, avaliamos um corpus composto por onze livros didáticos de língua portuguesa (literatura), referentes ao 3º ano do ensino médio, contidos no catálogo do PNLEM 2009 para as escolas públicas brasileiras.

PALAVRAS-CHAVE: Augusto dos Anjos. Cânone literário. Ensino de literatura. Livro didático

 

Abstract

 

The Augusto dos Anjos’ poetry is one of the most complex and exciting of Portuguese language, but the literary canon has favored the compositions of Eu at the expense of poems written during the poet's phase considered immature and published in collections after his death. In order to make a link between theory and teaching, this work presents the results of a research that studied the kind of approach that the authors of the textbooks make from Augusto dos Anjos' poetry. In this perspective, we evaluate a corpus composed for eleven Portuguese language textbooks (literature), relating to the 3rd year of high school, included in catalog of PNLEM 2009 to the Brazilian public schools.

KEYWORDS: Augusto dos Anjos. Literary canon. Literature teaching. Textbook


Referências


Geral

BOSI, Alfredo. A literatura brasileira: o pré-modernismo. 3 ed. São Paulo: Cultrix, 1969, v 5.

____________. História concisa da literatura brasileira. 45 ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli | V.3., N.1., JUN. 2014, p. 94-119.

BRASIL, Linguagens, códigos e suas tecnologias: conhecimentos literários. In: Orientações

Curriculares para o Ensino Médio. Brasília, MEC/ Secretaria de Educação Básica, 2006.

BUENO, Alexei. Critérios da edição. In: ANJOS, Augusto dos. Obra completa: volume único;

organização, fixação do texto e notas de Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p.

– 20.

CEREJA, William Roberto. Ensino de literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com

literatura. São Paulo: Atual, 2005.

CHIAPPINI, Lígia. Reinvenção da catedral: língua, literatura, comunicação: novas tecnologias e

políticas de ensino. São Paulo: Cortez, 2005.

COELHO, Nely Novaes. Literatura e linguagem: a obra literária e a expressão lingüística. 5 ed.

Petrópolis: Vozes, 1993.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

COUTINHO, Afrânio. Introdução à literatura no Brasil. 16. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,

CUNHA, Fausto. Augusto dos Anjos salvo pelo povo. In: ANJOS, Augusto dos. Obra completa:

volume único; organização, fixação do texto e notas de Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova

Aguilar, 1994. p. 165 - 170.

GEBARA, Ana Elvira Luciano. O poema, um texto marginalizado. In: CHIAPPINI, Lígia. Aprender

e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2002. vol 2. p. 143 –

GULLAR, Ferreira. Toda a poesia de Augusto dos Anjos. In: MELO FILHO, Murilo; PONTES, Juca.

(orgs). Augusto dos Anjos: a saga de um poeta. Rio de Janeiro: Ed. Graf. Brasileira: Fundação

Banco do Brasil; João Pessoa: Governo do Estado, 1994. p. 85 – 89.

HOUAISS, Antônio. Sobre Augusto dos Anjos. In: MELO FILHO, Murilo; PONTES, Juca. (orgs).

Augusto dos Anjos: a saga de um poeta. Rio de Janeiro: Ed. Graf. Brasileira: Fundação Banco

do Brasil; João Pessoa: Governo do Estado, 1994. p. 50 – 54.

JOUVE, Vicent. A leitura. Trad. Brigitte Hervor. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

LINS, Álvaro. Augusto dos Anjos: poeta moderno. In: ANJOS, Augusto dos. Obra completa:

volume único; organização, fixação do texto e notas de Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova

Aguilar, 1994. p. 116 – 127.

MAGALHÃES JR., Raimundo. Poesia e vida de Augusto dos Anjos. 2 ed. Rio de Janeiro:

Civilização brasileira, 1978.

MARTINS, Ivanda. A literatura no ensino médio: quais os desafios do professor? In:

MENDONÇA Márcia (orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo:

Parábola, 2006. p. 83 – 102.

MOISÉS, Massaud. A literatura brasileira através dos textos. 27 ed. São Paulo: Cultrix, 2007.

MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor

pesquisador. 2 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

MOREIRA, Maria Eunice. Cânone e cânones: um plural singular. In: Revista Letras. Junho de

, nº 26, (Língua e literatura: limites e fronteiras). Revista do Programa de Pós-graduação

em Letras da Universidade Federal Santa Maria. Disponível em

http://w3.ufsm.br/revistaletras/letras26.html >, Acessado em 20/01/2012.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Altas literaturas: escolha e valor na obra crítica de escritores

modernos. São Paulo: Companhia das letras, 1998.

PINHEIRO, Hélder. Reflexões sobre o livro didático de literatura. In: MENDONÇA Márcia (org).

Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 103 – 116.

PROENÇA FILHO, Domício. Estilos de época na literatura: através de textos comentados. 5 ed.

São Paulo: Ática, 1978.

REIS, Roberto. Cânon. In: JOBIM, José Luis (org). Palavras da crítica. Rio de Janeiro: Imago,

, p. 65 – 92.

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli | V.3., N.1., JUN. 2014, p. 94-119.

SILVA, Maria Valdênia. Motivações para leitura literária no ensino médio. In: PINHEIRO, Hélder.

et al (orgs). Literatura e formação de leitores. Campina Grande: Bagagem, 2008. p. 41 - 54.

(Coleção da Crítica à sala de aula).

SOARES, Órris. Elogio de Augusto dos Anjos. In: ANJOS, Augusto dos. Obra completa: volume

único; organização, fixação do texto e notas de Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar,

p. 60 -73.

VIANA, Chico. As múltiplas faces do EU, de Augusto dos Anjos. In: RIBEIRO NETO, Amador (org).

Literatura na universidade: ensaios. João Pessoa: Idéia, 2001. p. 33 – 53.

Livros didáticos

ABAURRE, Maria Luiza; PONTARA, Marcela Nogueira; FADEL, Tatiana. Português: língua,

literatura e produção de texto. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2004.

AMARAL, Emília et al. Novas palavras: língua portuguesa: ensino médio. 2 ed. São Paulo: FTD,

(Coleção Novas palavras).

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens. 5 ed. São

Paulo: Atual, 2005, v 3.

FARACO, Carlos Alberto. Português: língua e cultura. Curitiba: Base, 2003.

FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Marto de. Português: projetos. São Paulo: Ática,

INFANTE, Ulisses. Textos: leitura e escrita: literatura, língua e produção de textos. São Paulo:

Scipione, 2005.

LOPES, Harry Vieira. et al. Língua Portuguesa: projeto escola e cidadania para todos. São Paulo:

Brasil, 2004.

MAIA, João Domingues. Português. 2 ed. São Paulo: Ática, 2005.

NICOLA, José de. Português: ensino médio. São Paulo: Scipione, 2005, v 3.

TAKAZAKI, Heloísa Harue. Língua portuguesa: ensino médio. São Paulo: IBEP, 2004. (Coleção

Vitória-régia).

TERRA, Ernani; NICOLA, José de. Português: de olho no mundo do trabalho. São Paulo:

Scipione, 2004. (Coleção De olho no mundo do trabalho).


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:



 

Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.