MOTIVAÇÃO NOSSA DE CADA DIA, DAI-NOS AUTONOMIA E APRENDIZAGEM EM LÍNGUA ESTRANGEIRA HOJE
Resumo
O presente artigo, oriundo de uma pesquisa qualitativa documental, originou-se pelas buscas por esclarecimentos pessoais e profissionais que surgiram ao longo das proveitosas leituras e dos instigantes debates entre professores de línguas, em um centro universitário de línguas, sobre a autonomia e a motivação nos aprendizes iniciantes na apropriação de uma língua estrangeira (LE). Inicialmente, pretende-se trazer a reflexão sobre algumas definições apresentadas por linguistas aplicados sobre os construtos autonomia, como sendo um sistema complexo, e motivação (um dos fatores que influência os diversos graus de autonomia), e quais são os aspectos que colaboram/inibem essa motivação. Percebemos, ao longo das análises dos relatórios finais, que a afetividade está ligada à motivação, de acordo com alguns professores, e que as motivações intrínseca e extrínseca não podem ser separadas da intencionalidade dos aprendizes.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v4i1.975
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