Os contos de Clarice Lispector à luz de Bakhtin: uma análise cronotópica

Leandro Lopes Soares, Maria Edileuza da Costa

Resumo


Clarice Lispector contribuiu significativamente para a literatura brasileira, com uma escrita peculiar e a criação de personagens aparentemente comuns, porém com complexos conflitos. Do mesmo modo, os estudos do filósofo russo Mikhail Bakhtin trouxeram grandes contribuições para a literatura, no que concerne a análise desse tipo de texto, principalmente de romances, visto que, grande parte de suas considerações privilegiam este gênero literário. Sendo assim, objetivamos com esse trabalho analisar alguns contos lispectorianos a partir dos estudos de Bakhtin, referentes à cronotopia, especificamente com os cronotopos do encontro, da estrada e da metamorfose. Nesse sentido, selecionamos para este fim, os contos “A fuga”, do livro A bela e a fera ou A ferida grande demais e “Miss Algrave” presente na obra A via crucis do corpo. Através destes textos consideraremos o acontecimento em determinado tempo e espaço e como estes influenciam na transformação das personagens a cada encontro vivenciado. Como aportes teóricos destacamos Bakhtin (1988), Brait (2008) e Machado (2010). Nos contos analisados o tempo e o espaço possibilitam o encontro entre as personagens, dando margem a uma ação transformadora e necessária.

PALAVRAS-CHAVE: Cronotopo. Clarice Lispector. Encontro. Metamorfose.


Referências


AMORIM, Marília. Cronotopia e exotopia. In BRAIT, Bet (org.). Bakhtin: outros conceitos chave. São Paulo: Contexto, 2008. p. 95-113.

BAKHTIN, Mikhail. Formas de tempo e de cronotopo no romance: ensaios de poética histórica. In: _____. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. São Paulo: Unesp, 1998. p. 211-362.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Contexto, 2016. 160 p.

GOTLIB, Nadia Battella. Clarice: uma vida que se conta. São Paulo: Edusp, 2011. 650 p.

LISPECTOR, Clarice. A Via Crucis do Corpo. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. 78 p.

______. A Bela e A Fera. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. 110 p.

MACHADO, Irene. A questão espaço-temporal em Bakhtin: cronotopia e exotopia. In: PAULA, Luciane de; STAFUZZA, Grenissa. Círculo de Bakhtin: teoria inclassificável. São Paulo: Mercado de Letras, 2010. p. 203-234.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016B2 - ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo: