ABORDAGENS DE ENSINO DE GRAMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: RESSIGNIFICANDO CONCEITOS
Resumo
Uma breve análise sobre a história do ensino de língua materna no Brasil revela que grande parte das práticas pedagógicas, inclusive aquelas envolvendo o livro didático, esteve apoiada na apresentação, descrição e prescrição das regras da gramática normativa, usadas como modelo de boa linguagem e expressão. O desenvolvimento dos estudos linguísticos, porém, ao questionar essa centralidade da gramática no ensino de português, não só propôs um ensino de língua que estabeleça comparações, descrições e análises dos textos em situações concretas de produção, como contribuiu para a coexistência de diferentes abordagens de ensino de gramática na escola. Nesse sentido, o presente artigo busca refletir sobre tais abordagens a partir de uma revisão dos tipos de ensino de língua caracterizados por Halliday, McIntosh e Strevens (1974), em comunhão com os pressupostos de Bloom et al. (1972) ao tratarem sobre os objetivos educacionais. Para isso, analisamos alguns exercícios propostos em livros didáticos de língua portuguesa, ressignificando tais abordagens, seus conceitos e características no tratamento pedagógico dos conhecimentos linguísticos. Nossa análise constatou que o livro didático de língua portuguesa apresenta exercícios que correspondem a diferentes abordagens de ensino de gramática, mas que, ao tratar dos fenômenos gramaticais de um modo produtivo, o material se mostra falho, uma vez que não trata de modo constante os conhecimentos linguísticos em relação aos seus aspectos contextuais, numa visão enunciativo-discursiva da linguagem. Tal fato, além de ir de encontro ao que propõem os documentos oficiais, prejudica o desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes, pois impede o ensino dialógico, alteritário, que defenda a língua/linguagem viva, heterogênea e dinâmica.
Palavras-chave: Abordagens de ensino de gramática. Ensino dialógico. Objetivos educacionais. Livro didático.
DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v10i2.3231
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