PIBID PEDAGOGIA FUNDAMENTAL URCA: EXPECTATIVAS E IMPACTO NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL

Márcia Kelma de Alencar Abreu, Lucas Vieira de Lima e Silva

Resumo


O presente artigo visa a analiseda relação entre os objetivos do PIBID, as expectativas iniciais eo impacto do primeiro ano (2014) do programa na formação docente inicial dos bolsistas do Subprojeto Pedagogia Fundamental da URCA. A metodologia constou de pesquisa de campo, na forma de estudo de caso. Para tanto foram utilizados o questionário como técnica de coleta de dados e a análise de conteúdo temático para sistematização e discussão dos resultados. Considerou-se necessário avaliar este alinhamento ou desalinhamento entre objetivos, expectativas e impacto inicial para balizar as ações do Programa. As principais expectativas de contribuições referem-se à inserção no cotidiano escolar e o desenvolvimento da prática docente, à aquisição de novos conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades pessoais. Verificou-se que a relação entre teoria e prática, a aproximação do cotidiano escolar, a apropriação de práticas, o aprimoramento da formação, o desenvolvimento de habilidades pessoais trouxeram significativa aprendizagem, comprovando uma avaliação positiva neste primeiro ano.

 

DOI:  http://dx.doi.org/10.14295/cad.cult.cienc.v14i2.1055


Palavras-chave


Formação de Professores. Iniciação à docência. Prática Docente

Texto completo: PDF


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .