A INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO NO ENSINO DE BIOLOGIA: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE OURICURI – PE

José Weverton Almeida Bezerra, Niwiarakelly da Silva Monte, Felicidade Caroline Rodrigues, Maria Ivaneide Rocha, Luiz Marivando Barros

Resumo


Uma maneira de obtenção de  melhorias na qualidade de vida dos cidadãos é através do  conhecimento sobre vários assuntos em diversas áreas como: ciência, educação, informática e línguas. O principal percurso é a procura da educação de qualidade, onde a forma de ensino aprendizagem seja cada dia mais estimulada, seja com novas metodologias didáticas ou novos instrumentos que auxiliem tal tarefa. Este estudo teve como objetivo averiguar a visão de docentes de Ciências e Biologia da Cidade de Ouricuri – PE em relação ao que a informática pode respaldar de subsídio no ensino destas disciplinas. Para levantamento de dados houve a aplicação de questionários pré-elaborados aos professores, com questões voltadas ao ensino de biologia frente às novas tecnologias computacionais. Os resultados apontam que os docentes constatam que é necessária a atualização nas metodologias de ensino, principalmente no campo de ciências, visto que esta encontra-se em constantes mudanças, para que seja mais acessível à forma de aprendizagem, levando de uma forma geral ao entendimento de que a informática é uma ferramenta importante para viabilizar o detalhamento de disciplinas com tantas diferenciações, como é o caso da Biologia.


Palavras-chave


Instrumentos; Ensino-aprendizagem; Informática; TICs;

Texto completo: PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .