PSICOPEDAGOGIA HOSPITALAR: UMA ABORDAGEM NA LITERATURA

Edivaldo Xavier Da Silva Júnior, Maria Izabel Alves

Resumo


A psicopedagogia surgiu como meio de atender as necessidades de crianças com dificuldades de aprendizagem, que eram consideradas inaptas para o acompanhamento no sistema regular de ensino. Dentre as diversas áreas de atuação do profissional psicopedagogo, encontra-se a área hospitalar, a qual foi introduzida com o propósito de crianças, que passavam muito tempo em tratamento hospitalar, permitindo-lhe continuar com as suas atividades educacionais. Desta forma o objetivo deste artigo foi realizar uma revisão de literatura nas bases de dados científicas, relatando a importância do psicopedagogo no dia a dia de crianças hospitalizadas, inserindo-as no contexto escolar, mesmo longe desta. Assim, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo revisão de literatura, utilizando palavras-chave a fim de nortear a pesquisa nas diversas bases de dados existentes, Google acadêmico, Scielo, PubMed e Bireme, bem como livros especializados e documentos oficiais. Com o levantamento foi possível dividir os resultados em Classe hospitalar; Atuação do psicopedagogo na classe hospitalar; e A importância da psicopedagogia hospitalar. Deste modo, no Brasil as experiências com classes hospitalares estão em fase de implantação. Ainda são poucos os Estados e hospitais que oferecem a seus pacientes, em idade escolar, a oportunidade de estudar enquanto fazem um tratamento de saúde. Além disso, a literatura ressalta a importância das instituições de ensino superior olharem com mais atenção a esta classe da pedagogia, preparando de forma mais coerente os seus futuros profissionais da área.

Palavras chaves: Psicopedagogia. Classes Hospitalares. Atuação Psicopedagogo.

Palavras-chave


Psicopedagogia. Classes Hospitalares. Atuação Psicopedagogo.

Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .