ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: A MEDITAÇÃO MINDFULNESS COMO FERRAMENTA DE EQUILIBRIO E AJUSTE EMOCIONAL NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO

Alberto Abad, Thaís Marluce Marques Abad

Resumo


Resumo: Na atual conjuntura econômica, política e social, o fenômeno da globalização abre uma janela de oportunidades para que o capital humano talentoso emigre a países economicamente mais avançados. Assim sendo, o fenômeno de brain drain constitui tanto, oportunidades para os países em termos de intercâmbio e transferências de tecnologia, quanto ameaças, pudendo retrasar o progresso em países em desenvolvimento. Dentre esse talento humano podemos encontrar indivíduos com indicativos de Altas Habilidades/Superdotação, que possuem caraterísticas como: habilidades acima da média, criatividade, motivação, dissincronia no seu desenvolvimento físico-cognitivo-social e, com base na teoria dabrowskiana: traços de sobre excitabilidade. Assim, o objetivo desse artigo é utilizar a técnica de meditação mindfulness para facilitar o ajuste e equilíbrio emocional de indivíduos com indicativos AHSD e reduzir seus fatores de risco na era da globalização. A metodologia proposta pela pesquisa é do tipo exploratório-descritivo apoiada numa pesquisa bibliográfica que incluiu livros e publicações periódicas que abordam os estudos atuais sobre a mobilidade internacional de talento e as Teorias dos psicólogos Kazimierz Dabrowski e Joseph Renzulli. Como resultado, verificou-se que introduzir a meditação mindfulness aos AHSD lhes ajuda a mitigar os efeitos da ansiedade e estresse no seu desenvolvimento assincrônico e melhorar em áreas de funcionamento executivo e habilidades sociais.


Palavras-chave


Altas Habilidades/Superdotação. Emigração de Talento Humano. Dissincronia. Teoria da Desintegração Positiva de Dabrowski.

Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .