PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES SOBRE A ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA NO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Lucimara Rodrigues Pereira, Helder Cardoso Tavares, Aline Correia Gomes de Mattos, Karina Morais Borges, Janeanne Nascimento Silva Lopes

Resumo


O PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) foi implantado em 1955, objetivando contribuir para o crescimento, o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, a construção de hábitos alimentares saudáveis, usando como estratégia a oferta da alimentação escolar e a promoção de ações educativas sobre alimentação e nutrição, além de melhorar o rendimento escolar durante o período letivo dos escolares. O objetivo foi refletir sobre a visão dos educadores da rede pública de ensino em relação à importância da atuação do nutricionista como responsável técnico no Programa Nacional de Alimentação Escolar. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, descritivo, onde para obtenção de resultados foi aplicado um questionário semiestruturado contendo nove questões subjetivas. De acordo com os critérios de inclusão selecionamos vinte educadores de escolas públicas do município de Araripe-CE. Para a análise das questões coletadas foi usada à técnica de análise de conteúdo segundo Bardin, a qual fundamenta a fala dos sujeitos. Dentre os principais resultados encontrados podemos destacar que os educadores quando questionados a respeito da importância do papel do nutricionista na merenda escolar, demonstraram um conhecimento muito limitado, onde muitos afirmam que o papel do nutricionista nas escolas é apenas a elaboração dos cardápios, quando na realidade muitas são as atribuições desse profissional em âmbito educacional. Portanto conclui-se que o conhecimento dos educadores a respeito da atuação do nutricionista nas escolas ainda está muito limitado. Devemos propor ações práticas para tornar a equipe multidisciplinar das escolas ativa.

Palavras-chave


Merenda Escolar. Nutricionista. Responsável Técnico.

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