ANÁLISE DAS DIFICULDADES E DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM MATEMÁTICA NAS QUATRO OPERAÇÕES
Resumo
O estudo da matemática é considerado por muitos discentes como uma das disciplinas que apresenta o maior grau de adversidades, sendo atribuído os maiores índices de reprovação em questão de ensino e aprendizagem. Baseando-se no exposto, o presente trabalho descreve os resultados de uma pesquisa que objetivou investigar os aspectos de aprendizagem quantitativa nas quatro operações básicas da matemática, baseada nas matrizes de referência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e nos descritores do ensino fundamental. O teste avaliativo foi aplicado a 52 alunos do 1º e 3º ano da escola EEM. Maria das Dores Cidrão Alexandrino, no Município de Tauá – Ceará. Como resultado, podemos destacar que os alunos do 3º ano obtiveram resultados melhores que os discentes do 1º ano. O descritor com maior número de acertos foi o D19, cerca de 72% - 79% para alunos de 1º e 3º ano, respectivamente. Os descritores com maiores dificuldades foram o D18 e D26 com variações de valores de 41% a 44% para os alunos do 1º ano e para os alunos do 3º ano no D26 com 30% de erros. Esse trabalho serve de base para estudos futuros, buscando melhorar a realidade do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de matemática, nesses e outros descritores.
Palavras-chave
Aprendizagem; Dificuldades; Matemática.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .