FÍSICA ARISTOTÉLICA COMO MOTIVADOR PARA O ENSINO DE FÍSICA

André Flávio Gonçalves Silva, Ana Izabela Elias de Souz, Francisco Augusto Silva Nobre

Resumo


  A maior parte dos professores de física tem uma grande dificuldade em
transmitir os conteúdo das disciplinas de física , bem como entender as
dificuldades dos discentes em assimilar tal disciplina. Neste trabalho estudamos como melhorar a assimilação e entendimento da física e despertar o interesse e a curiosidade em estudar os fenômenos físicos, através da contribuição deAristóteles na área de física, o qual elaborou um conhecimento, que entendemos ter contribuído para o desenvolvimento de novas teorias físicas. Esse trabalho foi realizado na Universidade Regional do Cariri - URCA, na cidade de Juazeiro doNorte, interior do Ceará, com os alunos do 1o semestre do curso de Licenciatura em Física, da turma de 2008.1. Após ter sido estudado a Física Aristotélica,podemos notar um grande interesse dos alunos em questionar os pensamentos desse grande filósofo e em continuar estudando a física para descobrir teorias  novas. Os alunos depois de serem apresentados aos conceitos Aristotelianos,
tornam-se curiosos em saber de que maneira realmente ocorrem certos
fenômenos na natureza, e os próprios estudantes começam a encontrar respostas com base nos pensamentos de Aristóteles, e também observa com maiores detalhes que Aristóteles estava equivocado, o que é justificado pelo fato deste deter sido o pioneiro na conceituação de fenômenos físicos. Dessa forma os estudantes são estimulados a pensar e assim aprender novos conceitos, aplicandotambém a interdisciplinaridade, por exemplo, com a matemática, que vem ilustrar com números as ocorrências físicas. Justificaremos e mostraremos como os estudos de Aristóteles podem ser inseridos dentro de todo o contexto de ensino de física em qualquer nível de escolaridade.

Palavras-chave


Ensino de Física, Aristóteles, Método de aprendizagem

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