FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE FÍSICA NA REGIÃO DO CARIRI-CEARÁ

Daniel Gomes Silva, Francisco Augusto Silva Nobre1, Cláudio Rejane da Silva Dantas1

Resumo


Estudamos a situação da formação dos professores de física, como também a estrutura dos laboratórios didáticos de física, nas escolas das cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha (cidades que representam cerca de 80% da população da Região do Cariri - Ceará). Observamos a relação entre a formação acadêmica dos professores de física do ensino médio, como também a falta de laboratórios nos colégios da região, com o comprovado baixo aprendizado dos estudantes na disciplina de física. Verificamos que apenas 7% dos professores de física da região são graduados em física e poucos colégios possuem laboratório didático. Finalmente propomos algumas
alternativas para solucionar o problema.

Palavras-chave


Formação dos professores, física, laboratório

Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .