UMA OUTRA SEQUÊNCIA DE CONTEÚDOS PARA O ENSINO DE MECÂNICA EM UMA PERSPECTIVA CONCEITUAL
Resumo
Este trabalho pretende discutir uma alternativa que busque facilitar o aprendizado de Física relacionado ao tópico de mecânica no ensino médio. Investigamos duas turmas de 1o ano em uma escola pública da cidade de Juazeiro do Norte-CE. Em uma das turmas trabalhamos a seqüência deconteúdos que seguem a maioria dos professores e livros didáticos, em que dar-se ênfase a exercícios repetitivos e pouca discussão de conceitos. Na outra turma aplicamos uma seqüência de conteúdos que entendemos ser mais lógica para o aprendizado da mecânica. Fazemos uma abordagem conceitual que possibilite superar a compreensão dos educandos, de que a mecânica é mera assimilação de fórmulas com o intuito de uma aprendizagem memorística e sem aplicação em suas vidas. O trabalho constitui-se de um estudo bibliográfico e de caso que foi realizado durante
um ano letivo. Com o método proposto os alunos apresentaram melhores resultados e adquiriram um maior interesse pelo aprendizado de Física neste nível.
um ano letivo. Com o método proposto os alunos apresentaram melhores resultados e adquiriram um maior interesse pelo aprendizado de Física neste nível.
Palavras-chave
Física - Conceitual - Ensino médio
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .