O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CRATO, CEARÁ

José Weverton Almeida Bezerra, Francisca Sâmara Muniz dos Santos, Elaine Cristina Conceição de Oliveira

Resumo


A educação especial inclusiva apresenta sua evolução ao longo do tempo, entretanto ainda há barreiras ao longo de uma educação especial ideal. Esta visa incluir alunos portadores de necessidades educacionais especiais tanto no sistema educacional, quanto na sociedade. Um desafio na aprendizagem, sobretudo no ensino de ciências, é a de que alunos especiais não têm experiências sensoriais, tais como ver, ouvir, comparar e observar mudanças visuais, dificultando o processo de assimilação de conteúdos das ciências. Sendo assim, a pesquisa objetivou avaliar a reflexão de professores de Ciências da natureza acerca do ensino de ciências e a educação inclusiva. O estudo constou em uma visita à 18ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação para o levantamento das escolas e da quantidade de alunos especiais, de forma que a escola com maior número de alunos foi selecionada. Foram entrevistados professores de Ciências da Natureza. Os resultados desta pesquisa mostram que o município de Crato apresenta treze escolas com educação inclusiva, com um total de 174 alunos especiais matriculados. No que se refere à reflexão dos professores, estes reconhecem a importância e o papel da escola como centro de inclusão dos alunos, visto que eles dentro de suas limitações buscam mecanismos para auxiliar os alunos. É destacado que as Ciências estão além de experiências sensoriais, sendo uma área do autoconhecimento por meio do qual o indivíduo possa questionar, buscar e encontrar respostas. Sendo assim, o ensino de ciências se torna importante, participando de forma efetiva e direta no processo de inclusão.


Palavras-chave


AEE; Ciências da Natureza; Educação especial.

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