FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA NO CARIRI E O CURSO FÍSICA DA URCA

Antonia Alice da Silva Bezerra, Josefa Jucileide Felipe dos Santos, Francisco Augusto Silva Nobre, Claudio Rejane a Silva Dantas

Resumo


Neste trabalho investigamos a formação de professores que lecionam a disciplina do Componente Física na Educação Básica na região do Cariri cearense, considerando escolas públicas e privadas nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha (conhecido como cidades do triângulo CRAJUBAR). No primeiro semestre de 2017, buscamos verificar qual a formação destes professores que estão atuando em escolas do Ensino Médio da respectiva região. Na oportunidade do estudo, e até este ano de 2019, investigamos também a contribuição que a implantação do curso de Licenciatura em Física oferecido pela Universidade Regional do Cariri-URCA (Campus no município de Juazeiro do Norte), a partir de 2007, trouxe para esta região. Em relação aos aspectos metodológicos desenvolvemos uma pesquisa de campo de caráter quantitativa e qualitativa, ou seja, modalidade de investigação mista. Para coleta de dados aplicamos como instrumentos de pesquisa, questionários abertos para professores que ministravam esta disciplina, no intuito de averiguar se os docentes possuíam ou não formação específica na área. O estudo revelou que ainda existe uma carência de professores com habilitação em Física, apesar de avanços em relação a resultados de trabalhos anteriores. O estudo evidencia que a implantação do curso de Licenciatura em Física da URCA está contribuindo de maneira significativa com o desafio de superação da limitação de formação de professores de Física na Região do Cariri.


Palavras-chave


ensino de física, formação de professores, educação básica

Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .