ESTUDO COMPARATIVO DE AVALIAÇÕES COM E SEM O USO DO JOGO KAHOOT PARA REVISÃO DO ASSUNTO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE-CE

Samya de Araújo Neves, Thiago Adolfo Sobreira Miranda, José Leonardo Gomes Coelho, Francisco Leonardo da Silva Feitosa, Willma José de Santana, Patrícia Helleyne Furtado da Cruz David

Resumo


Introdução: A cada dia novas ferramentas tecnológicas são criadas para benefício da sociedade. Existem as tecnologias físicas e virtuais. As físicas são entendidas como os equipamentos tangíveis, manualmente utilizados para o aprendizado em sala de aula, como televisão, DVD, datashow, quadros digitais; já os virtuais podem ser conhecidos através da própria Internet, redes sociais, sites de geração de conteúdo (blogs/fóruns de discussão) e outros softwares de diversos tipos e finalidades. Exemplo disso, jogos como Kahoot que podem ser utilizados para elaboração de quizzes e possibilitar um maior interesse pela disciplina. Objetivo: Comparar a utilização do jogo Kahoot no processo de ensino-aprendizagem em Instituição particular de ensino superior na cidade de Juazeiro do Norte-CE.  Metodologia: O estudo possui caráter comparativo, descritivo e qualitativo. Utilizando com instrumento de pesquisa, o banco de dados da Instituição particular de Ensino Superior, onde foi avaliada as notas dos alunos de duas turmas do 7º semestre de farmácia, que foram selecionadas para a realização do comparativo das médias de notas com e sem a revisão utilizando o Kahoot como ferramenta de revisão. Resultados: O crescimento das médias das notas das duas turmas não foi tão relevante, porém os dados apontam que a ferramenta realmente pode auxiliar na melhoria do processo ensino/aprendizagem, pois quando analisamos as menores notas ou a quantidade de notas abaixo da média exigida pela Instituição, no caso 7,0 (sete), podemos observar um crescimento bastante significativo, pois a menor nota do grupo sem a revisão com o Kahoot foi 2,0 com oito notas abaixo da média, enquanto na turma em que foi realizada a revisão tivemos como menor nota 5,0 e apenas três notas abaixo da média. Conclusão: A pesquisa demonstra que o auxílio da tecnologia, pode fortalecer o eixo de aprendizagem, sendo necessário a disseminação de ferramentas e/ou metodologias ativas para o enriquecimento dos alunos do ensino superior. Será através do Kahoot e outras ferramentas de ensino que se construirá o inventário do conhecimento. Positivamente, a adoção dessas metodologias irá proporcionar uma melhor compreensão do sistema de ensino e aprendizagem do contexto educacional superior atual, podendo assim todos os envolvidos atuarem mais ativamente como agentes transformadores e receptores do conhecimento.


Palavras-chave


Ensino/Aprendizagem; Ferramentas de Ensino; Kahoot.

Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .