TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA: REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
: Objetivou-se analisar as tecnologias educacionais implementadas no ensino da saúde coletiva. Revisão integrativa da literatura realizada na BIREME, CINAHL, PUBMED, SCIELO e SCOPUS, orientadas pela questão norteadora: quais tecnologias educacionais têm sido ou possuem potencial para serem implementadas no ensino da Saúde Coletiva? Com os critérios de inclusão e exclusão, compuseram a amostra dez estudos. Identificou-se o uso da tecnologia educacional no ensino da saúde coletiva através dos ambientes virtuais de aprendizagem (blogs, redes sociais, site), tecnologias audiovisuais (sala de aula virtual, cursos à distância com uso da teleconsultoria) e técnicas didáticas (portfólio, jogos educativos). Estes têm promovido participação efetiva e melhor aprendizagem nos processos de formação profissional no âmbito da graduação e pós-graduação em áreas multiprofissionais e na educação continuada, contribuindo no desenvolvimento de profissionais competentes para intervir nas situações de saúde da população.
Palavras-chave
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .