AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIFÚNGICO E AÇÃO MODULADORA DO EXTRATO AQUOSO DAS FOLHAS DE Ricinus communis L. (Mamona) SOBRE CEPAS DE Candida spp.

Raimundo Nonato de Oliveira Neto, Antonia Thassya Lucas dos Santos, Rafael Pereira da Cruz, Antonio Júdson Targino Machado, Henrique Douglas Melo Coutinho, Thiago Sampaio de Freitas, Francisco Assis Bezerra da Cunha, Maria Flaviana Bezerra Morais-Braga

Resumo


Infecções fúngicas ocasionadas por espécies de Candida são consideradas graves problemas patológicos. A mamona (Ricinus communis L.) é apontada como espécie versátil detentora de várias propriedades medicinais, entre estas, tratamento de infecções de pele e diarreia. Este trabalho objetivou avaliar a atividade antifúngica do Extrato Aquoso das Folhas de R. communis L. (EAFRC). Na metodologia aplicada para os testes, empregou-se a microdiluição em microplacas para estabelecer a Concentração Inibitória de 50% dos micro-organismos (CI50) dos produtos isolados e para os testes de modulação em combinação com fluconazol, com resultados obtidos através da leitura em espectrofotômetro com leitor de ELISA. O subcultivo em placa de Petri usado para determinar a Concentração Fungicida Mínima (CFM). Os resultados não apresentaram CFM para as concentrações testadas do extrato, a CIM foi estabelecida em uma concentração bastante elevada do produto natural, nos testes com o produto natural também não houve a constatação de IC50, não havendo uma concentração capaz de inibir 50% dos micro-organismos. Nos resultados da modulação do fluconazol o EAFRC mostrou-se antagônico reduzindo o efeito do fármaco quando combinado a este. Os resultados obtidos, entretanto, não excluem a possibilidade de a planta possuir propriedades fungicidas, pois uma mesma planta pode apresentar resultados diferentes na produção de extratos a partir de suas raízes e caules, ou quando usados contra linhagens fúngicas diferentes das testadas, sendo assim os estudos sobre os potenciais da planta devem continuar para se estabelecer novos resultados.


Palavras-chave


Atividade antifúngica; Antagonismo; Fluconazol; Fungos oportunistas.

Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .