PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA E TOXICIDADE DO LÁTEX DE CALOTROPIS PROCERA (ASCLEPIDACEAE)

Samara Alves Brito, Henrique Douglas Melo Coutinho, Adriana Rolim Campos Barros, Fabíola Fernandes Galvão Rodrigues, José Galberto Martins da Costa

Resumo


Calotropis procera (Asclepidaceae), é uma espécie lactífera e arbórea típica de áreas com baixos níveis de pluviosidade e solos pobres em nutrientes. Na medicina popular suas folhas e seu látex são utilizados no tratamento de úlceras, tumores e doenças hepáticas. A prospecção fitoquímica das frações hexano, acetato de etila, metanol e água do extrato do seu látex mostrou a presença de metabólitos como: flavonas, flavonóis, xantonas, flavononóis, esteróides e alcalóides. Todas as frações, exceto a hexano, demonstraram atividade antibacteriana contra linhagens Gram-negativas, merecendo destaque a fração aquosa por apresentar o melhor resultado frente a P. aeruginosa com CIM de 128 μg/mL. Os ensaios de toxicidade foram realizados frente à Artemia salina e indicaram resultados significativos para as frações acetato de etila e metanólica com CL50 de 10,0 e 16,5 μg/mL, respectivamente.

Palavras-chave


C. procera, látex, atividade antibacteriana, toxicidade, prospecção fitoquímica

Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .