DIA ROSA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Eny Ribeiro de Lemos, Ilary Gondim Dias Sousa, Herla Pereira Gonçalves, Izabelly Barbosa Lima Soares, Rafaela Moraes Guedes, Márcia Ferraz Pinto

Resumo


A falta de acesso a informações é um dos problemas que mais leva ao adoecimento das mulheres. A participação em projetos na comunidade adstrita é importante na formação de um médico humanizado. Além disso, propagar informações essenciais para melhorar a qualidade de vida feminina. No dia 18 de outubro de 2016, um grupo de estudantes de medicina conduziu uma roda de conversa sobre câncer de colo de útero e câncer de mama em uma unidade de saúde localizada no Geisel, João Pessoa-PB, com mulheres que aguardavam atendimento. A preparação para essa ação foi realizada no mês anterior, no qual foi confeccionado panfletos, materiais decorativos, cartazes, quizzes e selecionados brindes para quem acertasse perguntas. A experiência trouxe benefícios tanto para o aprendizado acadêmico como para a população daquela unidade de saúde. Na ação foram escutados os anseios e dúvidas sobre os assuntos abordados e utilizamos ferramentas lúdicas buscando sempre a participação ativa das mulheres. Na abordagem do autoexame das mamas, utilizou-se modelos anatômicos para facilitar a demonstração da técnica e encorajar que as mulheres treinassem. Assim, foi possível o esclarecimento dos questionamentos e enfatizar a importância da prevenção. Ocorreu uma importante participação dos ouvintes o que possibilitou a aprendizagem da dinâmica da unidade e a importância da educação em saúde no cuidado integral da população. Do mesmo modo, as mulheres partilharam suas experiências e aprenderam sobre as técnicas necessárias para detecção precoce do câncer. A ação trouxe um importante aprendizado para a vida de todos os envolvidos. Por isso, novos projetos devem ser estimulados.

 



Palavras-chave


Saúde da Mulher. Estratégia de Saúde da Família. Promoção da Saúde

Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .