O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE OUVIDORIA HOSPITALAR: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA
Resumo
O presente estudo objetivou analisar as principais dificuldades e facilidades encontradas na implantação de um sistema de ouvidoria hospitalar de saúde e identificar as principais queixas e canais que os usuários utilizam para acessar o serviço, considerando as ações desenvolvidas nessa Instituição. Pesquisa do tipo exploratória e descritiva com abordagem quantitativa realizada em uma instituição filantrópica de referência terciária da região do Cariri de julho a setembro de 2010. Os dados foram obtidos através de análise documental. Após a coleta de dados realizou-se leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa para agregação dos dados que foram analisados conforme literatura atual e apresentados na forma de tabelas. Conclui-se que a ouvidoria é um canal de voz do cidadão, porém faz-se necessário que a administração hospitalar continue aprimorando-a, especialmente na busca de solução para os problemas relatados.
Palavras-chave
Sistema de Ouvidoria; Unidade Hospitalar; Saúde Pública, Sistema Único de Saúde
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