A PESQUISA COMO PRINCÍPIO CIENTÍFICO E EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E NA PRÁTICA ESCOLAR COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II EM CRATO-CE

Antônia Carlos da Silva

Resumo


O presente trabalho tem como propósito analisar as concepções e práticas pedagógicas relacionadas à pesquisa como princípio científico e educativo na formação e na ação dos professores de Geografia, bem como identificar as concepções que norteiam os processos de formação do futuro professor de Geografia como pesquisador. Os encaminhamentos metodológicos da pesquisa contemplaram elementos referentes à pesquisa na ação docente no ensino fundamental II e a pesquisa no processo formativo do licenciando em Geografia. Para isso, foram considerados os seguintes instrumentos de cunho qualitativo e de caráter exploratório: análise dos documentos oficiais das escolas e da Universidade, caracterizados pelos Projetos Político Pedagógico (PPP) e os planejamentos de ensino desenvolvidos; entrevistas estruturadas com os alunos e professores que atuam no campo do estudo. A pesquisa constitui um desafio para o professor frente às difíceis realidades enfrentadas, dentre elas: o tempo limitado do professor para elaborar projeto de pesquisa, a pouca experiência em dirigir pesquisa na escola e falta de interesse dos alunos. Adentrar no campo de investigação da pesquisa como princípio educativo e científico é de suma importância para exercitar a produção do conhecimento no campo da ciência geográfica e da geografia escolar.


Palavras-chave


Pesquisa, ensino, metodologia, geografia

Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .