AVALIAÇÃO ESCOLAR: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE-CE
Resumo
A Avaliação Escolar tem sido objeto de intensos debates entre educadores e profissionais afins, como, também, nas políticas publicas relacionada à educação. Neste trabalho, iremos investigar quais concepções e práticas dos professores do ensino fundamental II de uma escola estadual de ensino fundamental situada no município de Juazeiro do Norte-CE, com o objetivo de identificar quais as concepções e práticas de avaliação escolar utilizadas pelos professores da referida escola, de modo a analisar os instrumentos de avaliação e os seus efeitos sobre o processo ensino-aprendizagem, podendo vir a contribuir, assim, para com estudos posteriores mais aprofundados sobre o assunto, levando a uma reflexão e mobilização em prol de mudanças, por parte de educadores e profissionais da área, uma vez que tal tema vem assumindo, cada vez mais, maior relevância no contexto das atuais políticas educacionais. O presente estudo consiste em uma investigação de natureza qualitativa, tendo, como etapas de desenvolvimento, a pesquisa bibliográfica e a investigação de base empírica, por meio de observação e entrevistas. Ao longo das nossas observações, percebemos que a avaliação educacional vem passando por várias transformações, sendo considerada um processo contínuo, não devendo ser tornada enquanto uma estratégia avaliadora punitiva, contra os avaliandos. Com a realização deste trabalho, pudemos concluir que, embora a avaliação seja um tema que está na ordem do dia, constituindo um dos pontos centrais das políticas públicas educacionais na atualidade, sobretudo com a extrema valorização que vem sendo atribuída às avaliações externas no Brasil, ainda há uma grande defasagem na compreensão dos professores da escola pesquisada sobre o que seja uma avaliação de qualidade, democrática, processual, voltada para a emancipação do individuo e a formação de cidadãos críticos, como defende Saul (2010).
Palavras-chave
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .