CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR
Resumo
Os discursos contemporâneos a cerca do uso das tecnologias digitais na prática docente provocam um questionamento sobre o papel do professor. Levam-nos a pensar qual deve ser a postura do educador no tocante ao ensino-aprendizagem em tempos da cultura da informação. Como devemos cria e utilizar o conhecimento levando em conta as novas plataformas informacionais, as novas linguagens, a convergência das mídias, a multitarefa e as realidades virtuais? Quais são as exigências e as recomendações para a formação do indivíduo no momento em que se esvanece a noção de fronteira entre o humano e o maquínico? Perguntamos, pela plausibilidade e exageros presentes nos discursos atuais. O que é importante na cibercultura para favorecer o salto de qualidade necessário à educação? Quais são os novos valores inerentes a elas? Procuramos responder a estas questões buscando auxílio de teóricos inseridos neste debate e que analisam a cultura contemporânea e suas implicações na educação. Partimos do método fenomenológico aplicado à educação como caminho a ser percorrido. A redução eidética de Husserl mostra-se oportuna quando nos oferece a possibilidade de compreensão do sentido por trás destes fenômenos. Em seguida, aplicamos à análise dos elementos constitutivos da cultura atual através dos estudos de autores como Pierre Lévy e Lúcia Santaella. O objetivo é ultrapassar a esfera da análise meramente fenomênica para chegar ao sentido da experiência vivida. Por fim, consideramos a prática de José Manuel Moran no uso das tecnologias digitais no ensino superior como proposta de superação do deslumbramento e ao mesmo tempo do temor e inaptidão com relação às novas tecnologias. Trabalhando-se ao mesmo tempo com a linguagem lógico-sequencial, hipertextual e midiática, aponta-se em direção de uma aprendizagem significativa, uma experiência vivencial. Dentro desta compreensão propomos a aula hipermidiática como forma de obter este salto anunciado.
Palavras-chave
Educação, cibercultura, docência.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .