A INFLUÊNCIA DO MATERIAL ANTEPOSTO E DA COERÊNCIA LEXICOGRÁFICA NA APRENDIZAGEM DE LATIM

Rita Moreira de Sousa, Francisco Edmar Cialdine Arruda

Resumo


Quando interrelaciona-se Língua Materna (LM) e Língua Estrangeira (LE) ao trabalho lexicográfico eleva-se a produção de dicionários e o ensino de línguas a um patamar significativo. Parte-se, na verdade, de uma necessidade de aprimorar o ensino de línguas, especificamente o ensino de Latim, propondo um modelo de vocabulário disposto no projeto de pesquisa Lexicografia Pedagógica e Ensino de Latim (PIBIC-URCA). O desenvolvimento de tal proposta tem como sujeitos os alunos que estão cursando ou que cursaram a disciplina de Latim do curso de Letras Universidade Regional do Cariri (URCA). Como consequência da última testagem realizada em 2012.1, no II e III semestres (manhã e noite), observou-se tanto a relevância do material anteposto, isto é, das instruções de uso, quanto da coerência numa obra lexicográfica. No material anteposto estão as chaves das características mais importantes dos dicionários, apresentam-se os traços diferenciadores em relação às outras obras e observações ou normas de uso (PONTES, 2009). Sabendo que o modelo citado é direcionado para iniciantes, torna-se mais importante a aplicação de critérios coerentes tanto nas definições de cada verbete quanto em todo o corpus. Pontes coloca, ainda: “um princípio importante na hora de elaborar uma obra lexicográfica é a coerência” (2009, p.201). Pois, sabendo que “um dicionário é um texto” (KRIEGERR apud XATARA et al., 2011, p.106) , é preciso haver uma interligação entre as partes da estrutura. Retomando a discussão sobre as páginas iniciais, Pontes completa:  “os metalexicógrafos são unânimes em defender a importância da parte introdutória do dicionário, para instruir o leitor na compreensão da obra e promover o acesso a todas as informações, de forma rápida e eficaz”(PONTES, 2009, p.69). Este trabalho, ainda em andamento, faz parte das pesquisas desenvolvidas no GR.E.C-LiA (Grupo de Pesquisa em Estudos Clássicos e Núcleo de Pesquisas em Linguística Aplicada) sob a orientação do Prof. Ms. Francisco Edmar Cialdine Arruda.


Palavras-chave


Aprendizagem de Latim, dicionário, material anteposto.

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