CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE ESCOLAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE SAÚDE BUCAL

Evanira Rodrigues Maia, Saskia Luciano Barreto Xenofonte, João Henrique Sá Xenofonte de Oliveira

Resumo


Objetivo: Investigar o nível de conhecimento sobre saúde bucal e traçar o perfil sócio-econômico entre professores de escolas da educação infantil e ensino fundamental em um distrito rural do município de Crato-CE. Métodos: Utilizou-se metodologia quantitativa e a coleta de dados deu-se através da aplicação de questionários a 49 professores, representando, o total de docentes presentes nas escolas no dia da coleta. Os dados foram analisados através de análise estatística bivariada. Resultados: Os resultados indicaram que a maioria dos professores são do sexo feminino, faixa etária 36-44 anos e com 2º grau completo. Apenas 20% dos entrevistados relatam a cárie e a doença periodontal como as doenças bucais mais prevalentes e somente 10% entendem o potencial de transmissibilidade da cárie dentária. Conclusão: Observou-se que a maioria dos docentes não se consideram aptos para trabalharem informações direcionadas para saúde bucal com os alunos, necessitando de capacitação para desenvolver práticas adequadas de educação e promoção em saúde no cotidiano das escolas.


Palavras-chave


educação em saúde bucal, saúde escolar, competência profissional, docentes

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