CUIDADOS NA EDITORAÇÃO DE PERIÓDICO CIENTÍFICO

Gislene Farias de Oliveira

Resumo


Um trabalho científico, geralmente envolve elucidações importantes, que devem ser dadas a saber a uma comunidade científica, ávida por novidades.

Os periódicos científicos são os veículos, que têm a missão de divulgar tais achados e os expor às críticas e/ou reconhecimento públicos.

Para que tenham credibilidade, faz-se necessária uma avaliação conjunta da CAPES/ANPEPP, levando-se em consideração uma série de critérios, dentre eles, os cuidados dispensados pelo editor científico para com a qualidade do(s) periódico(s) sob sua responsabilidade.

Uma forma de aferição deste item, seria a qualidade das temáticas abordadas, bem como a participação dos editores em eventos que envolvam discussões afins, tais como os promovidos pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), demonstrando a importância e responsabilidade dos editores científicos com a troca de informações que estes veículos proporcionam.

Na prática, o que mais comumente acontece, é um certo isolamento de áreas específicas, ou melhor, o editor fica envolvido somente com sua área de atuação, não interagindo com outros editores de áreas do conhecimento diferentes. Uma outra dificuldade é que, por tratar-se de uma atividade, geralmente não remunerada na academia, os editores tendem a envolver-se com outras atividades, deixando a atividade de editoração como uma tarefa paralela, muitas vezes, negligenciando as tão necessárias reuniões com comitês científicos, para atualização das condições e conhecimentos necessários, para que os envolvidos possam  assumir tal responsabilidade.

Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .