O PAPEL DO ADMINISTRADOR NA GESTÃO DE MEDICAMENTOS NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE - CE
Resumo
Todo o processo de compra, armazenamento e distribuição de medicamentos realizado por um determinado município deve ser regulado por normas especificas e realizados por profissionais com capacitação especifica nesta área. O presente trabalho realizou uma pesquisa bibliográfica e de campo para determinar a viabilidade e os aspectos favoráveis da utilização de processos gerenciais específicos da administração no gerenciamento dos medicamentos no município de Juazeiro do Norte. A gestão dos estoques é um dos fatores críticos neste setor, pois os produtos armazenados, além de representarem altos custos, ainda possuem sua demanda caracterizada pela grande flutuação. Infelizmente nem sempre o administrador se envolve totalmente com estes processos. O presente trabalho teve como objetivo principal avaliar como é realizada a aquisição de medicamentos pela prefeitura de Juazeiro do Norte identificando o papel do administrador na realização e otimização dos processos acima referidos, alem de realizar também uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. A partir de entrevistas e referencial teórico analisado, podemos concluir que o processo de gerenciamento da compra, armazenamento e distribuição de medicamentos em um determinado município envolve vários conhecimentos relacionados com o profissional de administração e que a inserção deste nestes processos seria interessante na otimização principalmente para o controle de gestão de estoques e logística. O administrador poderia ainda participar na capacitação dos demais profissionais envolvidos com o processo.
Palavras-chave
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .