HISTÓRIAS DE PROFESSORAS NO CARIRI CEARENSE

Zuleide Fernandes Queiroz, Marlúcia Menezes de Paiva

Resumo


O estudo objetivou reconstituir a história de vida de professoras que atuaram como docentes nos municípios que compõem a região do Cariri, localizada no sul do Ceará. A metodologia utilizada baseou-se nas histórias de vidas dos sujeitos, registrados através de entrevistas, documentos, fotografias, diários e cadernos das professoras. A pesquisa foi realizada, durante as aulas da Disciplina de História da Educação do Ceará e do Cariri e História da Educação Brasileira, tomando por base um roteiro de pesquisa desenvolvido pelos alunos matriculados. A pesquisa teve como marco temporal o período de 2004 a 2012 e possibilitou o conhecimento da história da educação do Cariri cearense a partir das histórias de vida, bem como a catalogação de material para pesquisa como: documentos escolares, certificados, livros, cadernos, diários, álbuns. Podemos concluir que um estudo desta natureza reúne temáticas como: metodologias de ensino, formação docente, profissionalização, limites e possibilidades na educação básica, além da vivência e encontros, pelos alunos da graduação, na pesquisa e o conhecimento do cotidiano do ser professor.

(http://dx.doi.org/10.14295/cad.cult.cienc.v13i2.859)


Palavras-chave


História da educação; história de vida; formação de professores

Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .