O PAPEL POLITICO-PEDAGOGICO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FISICA NAS TENDENCIAS E MOVIMENTOS RENOVADORES

Nilmara Serafin Chagas, Lucas Vieira de Lima Silva, Maria Rosângela Dias pinheiro

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo fazer um recorte do processo histórico do papel do professor de Educação Física no Brasil, possibilitando-nos realizar uma série de interpretações que aponta para um entendimento das tendências pedagógicas e movimentos renovadores dessa área do conhecimento. A investigação, de abordagem qualitativa, caracterizou-se do tipo pesquisa bibliográfica, realizada a partir dos registros disponíveis sobre o tema, decorrente de pesquisas anteriores. Nesse sentido, fizemos leituras de documentos, artigos, teses e trabalhos variados, os quais serviram como material para a obtenção de informações destinada à pesquisa. Os resultados obtidos na investigação em destaque mostraram que o Papel Político-Pedagógico do Professor de Educação Física ao longo dos tempos foi influenciado por diferentes filiações epistemológicas, atendendo, sobretudo, aos interesses políticos-ideológicos da classe dominante.

(http://dx.doi.org/10.14295/cad.cult.cienc.v13i2.860)


Palavras-chave


Professor; Educação Física

Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .