VIVÊNCIAS EM LABORATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS COM LICENCIANDOS DO CURSO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA SUA FORMAÇÃO INICIAL

Maria do Socorro Cecílio Sobral

Resumo


O presente artigo objetivou conhecer e discutir aspectos relacionados a Vivências em laboratórios de aulas práticas com licenciandos do  do Curso de Ciências Biológicas na sua formação inicial, as vivencias foram desenvolvidas na Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central- FACHUSC, e  em instituições educacionais do município de Salgueiro – PE. Trata de um estudo de campo de abordagem mista, quantitativa e qualitativa, onde os dados foram obtidos à partir de um conjunto ações como: leituras, discussões, vivências com experimentos em laboratório de aula prática,  mini curso teórico prático sobre morfofisiologia humana, bem como vivência e apresentação de 12 projetos de intervenção pedagógica, no campo de estágio e aplicação de questionário. A amostra constou de 27 licenciandos. Os resultados mostraram que as ações desenvolvidas são promotoras de uma metodologia ativa, que permitem uma forma envolvente de integrar teoria e prática nos conteúdos de Ciências.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.14295/cad.cult.cienc.v14i1.947


Palavras-chave


Aulas Práticas. Ensino de Ciências, Formação de Professores.

Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .