A Revista Cadernos de Cultura e Ciência é de caráter nacional e multidisciplinar, cadastrada com o ISSN 1980-5861.

Comentários do leitor

Exemplos Lusíada

por Juliana Pantoja (2019-07-08)


que é? Laser do tipo Q-Switched, com ponteira desenhada exclusivamente para aplicação em olheiras, empregado no tratamento de melasma e máculas e para remoção de tatuagens. Este age no melanócito, impedindo- de liberar pigmento para as células mas superficiais. É como se melanócito guardasse pigmento para ele", explica dermatologista Abdo Salomão, de Belo Horizonte.

A hidroquinona é realmente um clareado bastante efetivo no combate ao melasma. Nada obstante, hoje em dia ela está proibida na maior número dos países europeus e nos Estados Unidos, pois possui um efeito tóxico no melanócito. Ou seja, ela deve deixar várias manchas brancas no meio do melasma, que podem ser permanentes. Uma escolha eficiente é apostar em outros clareadores como arbutin a nicotinamida, ou ácidos como kójico ou fitico. Eles também têm um efeito bastante positivo no clareamento do melasma. Um dos mas indicados presentemente, com bastante eficiência, é ácido tranexâmico. Ele inibe melanócito, porém sem destruí-lo. É uma arma poderosa contra melasma, mas sem os efeitos colaterais da hidroquinona.

Ácido Tranexâmico promove, de forma, maior segurança do coágulo, sendo bastante utilizado no tratamento dos episódios hemorrágicos nas hemofilias, doença de von Willebrand (DVW) e outras doenças hemorrágicas. Doença da pele bastante comum e que atinge mas repetidamente as mulheres com mácula marrons a marrom-acinzentada na cara, Melasma é mais frequente em regiões de maior incidência solar como litoral do Nordeste. Essa propriedade climática possui me permitido aglomerar experiência com a prevenção e tratamento do Melasma a arrebentar do auxílio aos meus pacientes, em 20 anos de consultório na cidade do Recife, aonde moro e trabalho. Desde estudos de caso no consultório, apresentei no Congresso dos 5 Continentes, em Barna, no início deste mês, a palestra "tratamento para melasma do Melasma em Peles Bronzeadas - 20 anos de Experiência".

Enorme preocupação dos profissionais continua sendo evitar efeito rechaço. É que laser, utilizado de modo inadequada, estimula escurecimento das nódoas - tudo que não sonhamos! Porém os novos equipamentos, que produzem menos calor, prometem mas eficiência. Desenvolvido pelo dermatologista Alberto Cordeiro, etiqueta FotonaIce, no qual a pele é resfriada antes da emprego do laser Fotona, está entre esses tratamentos. Com a frigoríficação, evitamos a hiperpigmentação. risco é pequeno, mas nada obstante existe", diz médico. Com a pele a 8°C, ele aplica laser, que carona até a pele, onde é produzida a melanina. Lá, age quebrando os pigmentos, que serão digeridos" pelas células de resguardo e eliminados do organismo. Este sugere quatro sessões (R$ 1.500 cada), com intervalos de três semanas entre elas.

Um dos medicamentos usados para controle é ácido tranexâmico verbal, quando a persona toma ad eternum". Este já vem sendo usado para isso há diversas muitos anos. Ficou com alguma dúvida ou está interessada em ter ácido tranexâmico na sua rotina de cuidados? Não deixe de perguntar seu dermatologista.

Ácido tranexâmico vem ganhando qualquer vez mais popularidade no tratamento de desvantagens de pele. Tendência em alta na dermatologia, a estética regenerativa, que usa material do próprio paciente, é a base de um protocolo também gerado por Alberto Cordeiro. Este mistura Plasma Rico em Plaqueta (PRP), retirado do paciente, com ácido tranexâmico e injeta resultado nas máculas. sangue passa por um processo de centrifugação, quando são isoladas as proteínas plasmáticas e as plaquetas. Essas substâncias, em alta concentração no PRP, fazem a renovação das células, promovendo um clareamento das máculas que é potencializado pelo ácido tranexâmico", explica dermatologista, que prescreve quatro sessões (R$ 2.500 qualquer uma), com pausa de três semanas entre elas.

A combinação de tratamentos para melasma é a forma mas indicada pelos dermatologistas. Com alvo de maximizar bons resultados, em casos mais difíceis e também devido ao sinergismo das substâncias, profissionais buscam diminuir maximo dos efeitos colaterais que as substâncias podem causar9, 5.

Ácido Tranexâmico é um agente antifibrinolítico, que auxilia no controle hemorrágico. É muito eficaz no tratamento de manchas escuras, que são ocasionadas pelo excesso de melanina, que é pigmento que proporciona coloração á pele. Este medicação não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do odontólogo.

Os pacientes do grupo mediação-ácido tranexâmico apresentaram um padrão mas uniforme, com resultados mais homogêneos pela ação do remédio. Os resultados do grupo controle-placebo, por não tolerar a impacto do uso do ácido, apresentaram-se mais heterogêneos, com maior impressionabilidade a outras variáveis de menor relevância, por exemplo: sexo, idade, peso, volemia e tempo de ativação de protrombina pré-operatória cujas influências sobre sangramento final não foram individualizadas, uma vez que os grupos apresentavam homogeneidade na distribuição das peculiaridades.



ISSN: 1980-5861