O Diálogo entre os Elementos Visuais e a Atuação Cênica no Processo Criativo
Resumo
O objeto de estudo deste artigo é o diálogo entre a atuação e a visualidade durante o processo de criaçãocênica. A argumentação apresentada é fruto de pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto de iniciaçãocientífica intitulado “Diálogos entre visualidade e interpretação teatral” do Grupo de Pesquisa LaCrirCe – Laboratório de Criação e Recepção Cênicas da Universidade Regional do Cariri (URCA/CNPq/PIBIC). Por meiode uma revisão bibliográfica, são apontadas perspectivas com foco na percepção de como os elementos visuais do espetáculo estão presentes na gênese da atuação. A investigação foi orientada por meio daproblematização de como a criação da iluminação cênica, figurino, maquiagem e cenografia podemcolaborar com o trabalho do/da ator/atriz na sala de ensaio. Com o registro desta escrita, estimamos contribuir para a ampliação dos estudos da visualidade cênica.