FOTOPINTURA E ALTERIDADE: Imagem diversa e plural

Erika Mariano Ribeiro

Resumo


O presente artigo se propõe analisar as representações fotográficas no âmbito da fotopintura. A partir desse método, refletiremos sobre a criação e ressignificação da imagem através da câmera fotográfica como máquina de reprodução técnica, até os desdobramentos da pós-fotografia. Analisando o conceito de alteridade em seu efeito de criar, onde o retratado e o retratista colocam-se no lugar do outro ou na pele desse “outro”, alternando a perspectiva própria com a alheia, quando a diferença entre aquilo que é “real” e aquilo que é imaginado se torna indiscernível.  Acessaremos os campos da memória afetiva através da fotopintura, matriz diversa e plural, difundida por todas as direções possíveis no nordeste brasileiro, e ressaltaremos a importância da sua representação histórica como técnica de pintura e reminiscência, objetivando a sua importância no âmbito da criação artística na arte contemporânea.


Palavras-chave


Fotopintura, reprodução , alteridade, retrato

Texto completo: PDF