Análises sobre o Processo de Ensino e Aprendizagem em Sociologia para os Educandos das Comunidades Rurais

Nivea Maria Santana de Meneses

Resumo


Este resumo consiste em apresentação de uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, do trabalho de conclusão da pós- graduação: Ensino, Educação e Sociologia, promovida pelo departamento de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri. As análises enfocam o ensino de Sociologia nas comunidades rurais, desenvolvido na EEM Joaquim Valdevino de Brito em Ponta da Serra, Crato-ce. Realizando-se ao longo do segundo semestre de 2013 e início do primeiro semestre de 2014. Para tanto, a pesquisa possui como objetivo fundamental perceber o processo construtivo da Sociologia em sala de aula, priorizando aspectos como metodologia, conteúdos, processo avaliativo, estratégias e habilidades do professor observado, enfim elementos pertinentes para a apropriação do conhecimento através da relação teoria e prática, como também a repercussão no cotidiano através da incorporação e reconstrução de novos saberes, aspectos estes que desencadeiam um olhar sociológico. A importância da pesquisa fundamenta-se pelo motivo de introduzir, desenvolver e ampliar novos questionamentos sobre a educação do campo. Nos procedimentos metodológicos foram realizadas observações participantes na instituição escolar, e da prática do professor titular formado na área de Sociologia. Além disso, questionários, entrevista e exploração de documentos. As análises foram de extrema importância para perceber o grande desafio na práxis pedagógica para os professores de sociologia levando em consideração a valorização dos aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais dos estudantes, percebendo que tais fatores implicam diretamente no aprendizado e na construção do pensamento.


Texto completo: PDF