Educação Inclusiva: Um desafio de todos

Lindalva Rodrigues de Morais Alencar, Gislene Farias de Oliveira

Resumo


Esta pesquisa buscou-se refletir e informar sobre a educação inclusiva, o que vem a ser e como deve agir o núcleo gestor juntamente com toda instituição. Destacando como o professor participa da vida do aluno diante das limitações e principalmente em suas potencialidades, todos têm ou podem vir a ter algum tipo de necessidade especial, pois independe do nível social, gênero ou raça. O mesmo visualiza a participação da família junto ao grupo de profissionais, das políticas públicas e dos governos municipal, estadual e federal frente a uma inclusão escolar propriamente dita, como também a  estrutura física e a formação profissional  e o meio social. Todos têm sem exceção tem o mesmo direito de ingressar numa escola de qualidade e que atenda cada um, em suas especialidades. Devemos sempre pensar de forma humana para o bem-estar biopsicossocial e igualitário. Para ter-se uma visão nítida sobre o assunto abordado, dispomos de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Por fim vimos que é importante lutar  pela inclusão escolar  baseado no respeito ao próximo, fazendo um trabalho  que dignifica a pessoa como profissional e como ser humano. Só assim  obteremos maior êxito nos resultados almejados.


Texto completo: PDF